Conheça o modelo de gestão de Lean Healthcare da Nortegubisian

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Você já ouviu falar no Lean Healthcare? Quando pensamos em assuntos relacionados à melhoria de processos, logo nos vem em mente grandes indústrias, com logísticas complexas e altos volumes de atividades ocorrendo ao mesmo tempo. Contudo, essas metodologias também são excelentes aliadas em outros setores, como a saúde.

As falhas ocorridas em locais como hospitais, centros de saúde e laboratórios, podem pôr em risco a saúde dos funcionários, pacientes e até mesmo da população no entorno. Nós, da Nortegubisian, desenvolvemos um projeto de Lean Healthcare junto ao Hospital das Clínicas da Unicamp que gerou resultados expressivos.

Se você atua na área e quer entender como identificar e aplicar melhorias nos processos realizados em sua empresa atualmente, acompanhe este conteúdo com bastante atenção!

O que é e qual o objetivo do modelo de gestão de Lean Healthcare?

O Lean é uma metodologia de origem japonesa que surgiu na década de 1950, logo após a guerra. Nesse período, o país enfrentava uma grande escassez de recursos, e se viu obrigado a desenvolver técnicas para tornar os processos produtivos mais enxutos.

Na década de 1980 as práticas chegaram ao ocidente e foram utilizadas na construção do modelo Toyota de produção. No Brasil, as ações dessa natureza voltadas para a área da saúde começaram timidamente nos anos 2000, mas foi só a partir de 2010 que elas começaram a ganhar força.

O modelo Lean Healthcare busca o entendimento do fluxo do processo e a identificação dos pontos mais relevantes e a serem melhorados. Por meio de diversas ferramentas, que serão explicadas mais à frente, o processo é reorganizado, de forma a reduzir os desperdícios e proporcionar maior fluidez.

Quais são os benefícios desse modelo de gestão?

O modelo gera inúmeros benefícios diretos e indiretos para o empreendimento e para seus clientes. Entre os principais, estão:

  • redução de custos;
  • redução de desperdícios e perdas de materiais e medicamentos;
  • eliminação do retrabalho;
  • aumento na segurança e controle de riscos;
  • implementação de uma rotina mais eficaz;
  • padronização dos procedimentos;
  • balanceamento das atividades.

Como funciona o modelo da Nortegubisian? Veja o caso do HC da Unicamp!

Para entender melhor como o modelo é aplicado na prática, vamos falar sobre um case de sucesso no qual atuaram os consultores Luiz Garcia, Fábio Zem e o gerente técnico da Nortegubisian, Victor Bini. Dedicamos voluntariamente mais de 100 horas do nosso time para desenvolvermos um projeto de Lean Healthcare junto à equipe da unidade respiratória do Hospital das Clínicas da Unicamp. Acompanhe.

Alinhamento junto à equipe envolvida no projeto

O primeiro passo da consultoria foi estabelecer um alinhamento entre consultor e profissionais do hospital. Assim, foi desenvolvido um treinamento para fazer com que todos entendessem claramente o que estava sendo feito e para que os consultores conseguissem conversar na mesma linguagem da equipe.

Desenho do mapa do fluxo de valor

Como produto dessa conversa, foi desenvolvido o mapa do fluxo de valor, que é uma ferramenta que mostra como ocorre o processo atualmente, representando seus fluxos de materiais e de informações. Essa etapa é fundamental para entender o processo e encontrar as oportunidades de melhorias.

No caso desse projeto, a equipe de enfermeiros era responsável por gerenciar os equipamentos médico-hospitalares (como respiradores) e seus acessórios. A missão da área era disponibilizar aos profissionais do Hospital das Clínicas equipamentos e acessórios aptos para a utilização imediata nos pacientes (limpos, montados e testados).

Identificação da origem do problema

Depois de desenhar o processo, os consultores da Nortegubisian e a equipe do hospital verificaram que o problema mais grave era o acúmulo de equipamentos no corredor a espera de serem higienizados. Os enfermeiros iam até os quartos, recolhiam todos os equipamentos de uma única vez e formavam uma fila deles no corredor, do lado de fora da sala de higienização.

Na medida em que os equipamentos eram limpos, eles eram perfilados do outro lado desse mesmo corredor, ou seja, bem próximos dos equipamentos sujos. Isso proporcionava um risco iminente de contaminação cruzada, pondo em risco a saúde dos pacientes.

Além disso, outra questão resultante desse problema era que os equipamentos têm um prazo de validade. Após 10 dias, caso eles não sejam utilizados, devem ser novamente higienizados e montados. A equipe não tinha um controle eficaz da saída dos equipamentos, o que gerava um alto índice de retrabalho.

Para a solução desses problemas, foram aplicadas ferramentas do Lean Healthcare.

Aplicação do Programa 5S, Trabalho Padrão e Kanban

Os consultores da Nortegubisian propuseram a implementação de três ferramentas muito importantes do Lean. A primeira é o Programa 5S, que trabalha os 5 sensos da organização estabelecido pelos japoneses:

  • utilização;
  • ordenação;
  • limpeza;
  • padronização;
  • autodisciplina.

Uma das ações mais importantes durante a implantação do Programa 5S foi a alteração do layout da sala de higienização, de forma a facilitar o acesso aos itens necessários ao processo, bem como a ordenar e identificar tudo o que era mantido ali. Com isso, o espaço dentro da sala foi otimizado, de forma a eliminar o uso do corredor como estoque intermediário.

A segunda ferramenta utilizada foi o Kanban, que consiste em um sistema de produção puxada. Em outras palavras, cada processo aguarda o momento certo para ter início, otimizando o uso dos recursos, minimizando a necessidade de estoque e reduzindo o tempo total de operação. O kanban foi combinado com a elaboração de uma rotina padrão dos enfermeiros, a fim de se atingir fluxo contínuo no processo de gestão dos equipamentos médicos-hospitalares (respiradores) e os acessórios da Unidade Respiratória.

No hospital, os equipamentos passaram a ser higienizados um de cada vez, buscando o fluxo contínuo. Cada pessoa da equipe ficou responsável por uma etapa do processo e os equipamentos eram buscados para serem higienizados apenas quando havia espaço para eles dentro da sala. Além disso, as unidades limpas passaram a ser devidamente identificadas quanto ao seu prazo, por meio da aplicação da gestão visual.

Além disso, foi implementado o sistema FIFO — First In, First Out, ou primeiro a entrar, primeiro a sair — que determina uma ordenação da retirada dos equipamentos para uso. Assim, eles garantem que as unidades higienizadas antes sejam as primeiras a serem disponibilizadas aos pacientes.

Como ele pode ser aplicado na sua empresa?

Cada empresa tem processos e problemas diferentes. O primeiro passo para aplicar esse método de forma eficaz é entender a fundo o processo do negócio e verificar onde estão as oportunidades de mudanças que levem às melhorias. Essa tarefa demanda dedicação e experiência em melhoria contínua para gerar resultados mais expressivos.

Por isso, é fundamental contar com uma consultoria especializada, como a Nortegubisian. Estamos há quase 18 anos ajudando empresas de diversos setores a aprimorarem sua gestão, seus processos e a crescerem no mercado, atingindo excelência organizacional. Se você atua na área da saúde e deseja ter processos mais eficientes, o Lean Healthcare é a solução ideal.

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