Lean Healthcare

Compartilhe nas redes sociais:

Introdução

Talvez hoje, o principal desafio seja conscientizar o segmento dos benefícios trazidos pela metodologia Lean já consagrada no ambiente fabril.

Historicamente o Brasil sempre apresentou dificuldades de gerir os problemas enfrentados em uma das áreas mais importantes para o desenvolvimento do país, mas que sofre constantemente com sérias limitações, a saúde. Não é difícil nos depararmos com notícias sobre grandes filas de espera, leitos lotados, ambulâncias em péssimo estado de conservação, erros médicos, etc.

Definição

O Lean Healthcare é o programa Lean integrado à gestão na área de saúde. Assim como as empresas, os centros hospitalares também precisam ser bem administrados a fim de oferecer serviços com qualidade para seus pacientes a um menor custo.

Abaixo são revisados os princípios do Lean:

  • máxima disponibilidade dos ativos (Ex: manutenção das ambulâncias, equipamentos de ultrassom, raios-X, entre outros);
  • máxima qualidade (dependências esterilizadas e organizadas);
  • mínimo fluxo / máxima velocidade (Ex: redução no tempo de atendimento, redução no tempo de preparo (smed) dos leitos e salas de cirurgia);
  • mínimo estoque (Ex: compra de itens na quantidade certa, diminuição de perdas de itens perecíveis).

Perdas na Saúde

A seguir serão apresentadas as principais perdas (não agrega valor) geradas no ambiente hospitalar:

7 desperdícios lean - Lean Healthcare

Dificuldades na Implementação do Lean em Healthcare

A utilização da metodologia Lean em Healthcare surgiu com o objetivo de tornar a gestão na saúde mais racional através do uso de suas ferramentas, pois essa área enfrenta cada vez mais desafios, onde é necessário oferecer os melhores cuidados a cada vez mais pessoas, utilizando cada vez menos recursos.

O uso da metodologia Lean além de ser uma realidade na área da saúde é um caso de sucesso. As vantagens são inúmeras e vão desde a redução de burocracia nos processos, redução de etapas nos procedimentos de análise patológica e até em tempo de espera para atendimento ou cirurgia.

A implementação do Lean em Healthcare obrigará à existência de mudanças de natureza diversa, ou seja, existirão barreiras e resistências a essa mudança. Partindo desse pressuposto, enxergamos que o apoio da alta administração é vital para a prossecução dos objetivos do projeto de implementação do Lean em toda a organização, o tempo e recursos terão de ser alocados atendendo o que foi planejado, o apoio de uma consultoria externa especializada é essencial, pois traz para a organização o know-how que estas empresas consultoras possuem, dessa forma trazendo mais valias consideráveis para o projeto de implementação do Lean.

Uma grande dificuldade encontrada é identificar qual a medida se poderá situar a medição do sucesso da implementação do Lean em Healthcare, para isso é necessário identificar o que é valor em Healthcare. Para clínicas o principal valor é alcançar o melhor resultado para o utente, essa ideia de valor é válida tanto para os profissionais de saúde como para os próprios pacientes; O principal valor para o nível operacional em Healthcare será o alcance da eficácia dos serviços (custos derivados de atrasos e serviços de baixa qualidade); o valor para a base experiencial é o nível de valorização dos processos pelo paciente, através das suas experiências de tratamento e atendimento.

Benefícios do Lean Healthcare

  • Redução dos custos operacionais em até 40%;
  • Melhora do fluxo dos processos e de informação aos pacientes;
  • Cria compromisso em toda a organização;
  • Melhora a satisfação dos pacientes, familiares e profissionais;
  • Reduzir defeitos e erros para não colocar os pacientes em risco;

Como funciona o modelo da Nortegubisian? Veja o caso do HC da Unicamp!

Para entender melhor como o modelo é aplicado na prática, clique aqui e leia o artigo onde destacamos o trabalho realizado junto ao Hospital das Clínicas da Unicamp no qual atuaram os consultores Luiz Garcia, Fábio Zem e o gerente técnico da Nortegubisian, Victor Bini. Dedicamos voluntariamente mais de 100 horas do nosso time para desenvolvermos um projeto de Lean Healthcare junto à equipe da unidade respiratória do Hospital das Clínicas da Unicamp.

Nos acompanhe também no InstagramFacebook e LinkedIn para ficar sempre por dentro das novidades.

Comentários
Posso ajudar?