Análise setorial: o que é e quais são os seus benefícios?

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O que é análise setorial e quais são suas aplicações?

A análise setorial é o estudo do contexto econômico no qual uma empresa está inserida. Dessa forma, ela permite entender melhor o posicionamento da organização no mercado e quais são as principais tendências que ele apresenta. Além disso, ela ajuda a identificar pontos de oportunidades a serem exploradas para aumentar as chances de sucesso do negócio.

O contexto no qual uma empresa está inserida exerce uma forte influência sobre seus resultados. Cada setor reage de forma diferente às flutuações da economia e do mercado financeiro e, nesse sentido, uma análise setorial é necessária para haver uma maior compreensão do cenário atual e de suas perspectivas.

Organizações que pretendem crescer e se destacar frente aos concorrentes precisam fazer as escolhas certas nos momentos oportunos. Sem esse tipo de análise, o sucesso do negócio depende da sorte de seus gestores. Portanto, é preciso fazer um estudo mais aprofundado e completo para garantir mais efetividade.

Neste artigo, vamos mostrar o que é a análise setorial, como ela deve ser realizada e quais são os benefícios que ela proporciona. Acompanhe até o final e boa leitura!

Como realizar a análise setorial?

Para que os resultados da análise setorial sejam completos, é preciso abordar diversos pontos de observação e pesquisa. Vamos conhecer melhor cada um deles a seguir.

você sabe o que é análise setorial

Estudo dos mercados

O entendimento do mercado é fundamental na composição de uma boa análise setorial. A principal metodologia utilizada nesse sentido é a análise das 5 forças de Porter, que são:

  • ameaça de entrada de novos competidores;
  • intensidade da rivalidade entre os concorrentes existentes;
  • ameaça de produtos substitutos;
  • poder de negociação dos compradores;
  • poder de negociação dos fornecedores.

Além disso, outros dois pontos devem ser destacados nessa fase do estudo. O primeiro é a influência do Governo na concorrência, por meio de normas e legislações. O segundo é a configuração do mercado, principalmente quando se tratam de monopólios ou oligopólios.

Estudo da concorrência

O estudo da concorrência aborda a pesquisa sobre as empresas que concorrem diretamente com a sua. Nele, o foco é entender basicamente duas coisas:

  1. o que elas estão fazendo de bom que deve ser replicado em sua empresa;
  2. o que deixam a desejar aos consumidores e que pode ser melhorado pela sua empresa.

Boa parte das informações necessárias para a construção desse conhecimento não é pública, afinal, faz parte do planejamento estratégico desses concorrentes. Por isso, é preciso ter certa perícia para encontrar as respostas de forma indireta. Em geral, uma observação mais atenta das ações realizadas e das reações do público já são suficientes para gerar bons insights.

Posicionamento estratégico

O posicionamento estratégico mostra como está a empresa em relação aos demais players do setor. A principal ferramenta utilizada nesse momento é a análise SWOT. Ela permite uma análise mais detalhada sobre os ambientes interno e externo, com base nos seguintes elementos:

  • forças;
  • fraquezas;
  • oportunidades;
  • ameaças.

Outra ferramenta bastante útil é a matriz BCG, que avalia as questões de market share vs. crescimento do mercado. Ela ajuda a traçar uma estratégia mais focada no cenário futuro, baseado na tendência atual apresentada pelo mercado.

Quais são os benefícios da análise setorial?

Fazer uma análise setorial mais detalhada pode ser trabalhoso, mas, com certeza, vale muito a pena. Vamos destacar, a seguir, alguns dos principais benefícios de fazer todo esse esforço.

benefícios da análise setorial

Previsibilidade de crescimento

Ao fazer uma análise setorial, é possível entender melhor quais são os rumos que o mercado está tomando e, com isso, ter uma maior previsibilidade de crescimento do negócio. Inclusive, as informações adquiridas nesse processo ajudam a identificar as principais tendências que merecem maiores investimentos.

Agilidade na adaptação frente as possíveis mudanças

Vivemos uma era em que tudo muda em uma velocidade muito grande. Os avanços tecnológicos ajudam os consumidores, mas apresentam novos desafios às empresas. Portanto, aquelas que conseguem identificar as tendências com mais antecedência saem na frente no oferecimento das novidades aos clientes e ganham um diferencial.

Melhor entendimento do mercado

A análise setorial é uma estratégia bastante completa e diversificada. Sendo assim, ela permite um entendimento melhor e mais aprofundado do mercado e ainda possibilita diferentes visões a respeito do negócio. Diante disso, a compreensão do cenário geral se torna mais abrangente e detalhada.

Identificação de lacunas deixadas pelos concorrentes

Com tantas novidades surgindo o tempo todo, parece difícil encontrar algo que alguém já não esteja oferecendo no mercado, principalmente quando pensamos em setores mais tradicionais, como os bancos e o transporte de passageiros. Contudo, temos os exemplos da Nubank e da Uber, que mostram que é possível encontrar uma forma de atender melhor que os concorrentes. Basta estudar a fundo o setor no qual deseja atuar.

Embasamento para a tomada de decisão

Por fim, o último benefício que vamos ressaltar é, também, o mais relevante de todos: o embasamento para a tomada de decisão. Esse fator é essencial para o êxito de qualquer tipo de negócio. Várias decisões certas mantêm a empresa viva e próspera, ao passo que apenas uma decisão errada pode decretar o seu fim.

Dessa forma, é fundamental acumular bastante conhecimento e estar munido de informações seguras e variadas antes de decidir sobre o futuro da organização. Isso envolve assuntos como a escolha dos fornecedores, as parcerias que serão estabelecidas, o segmento de público que será atendido e, principalmente, qual será o produto ou serviço principal que a empresa pretende oferecer.

Como vimos, a análise setorial é de extrema importância para a manutenção e crescimento de uma organização. Realizando um bom estudo de mercado e dos concorrentes, fica mais fácil entender o contexto no qual a empresa está inserida. Como consequência disso, a determinação do posicionamento estratégico do negócio é realizada com mais precisão e apresenta resultados mais expressivos. No fim, todo o esforço é muito bem recompensado e a sorte deixa de ser um requisito para o sucesso da empresa.

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