Você sabe o que é S&OP (Sales and Operations Planning)?

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O S&OP ou Sales and Operations Planning (Planejamento de Vendas e Operações, em português) é um processo integrado e moderno de administração logística e empresarial.

No mundo empresarial, as corporações que se destacam são aquelas que têm capacidade de antever o futuro da maneira mais certeira possível. Isso está intimamente relacionado ao planejamento estratégico buscado pela empresa para resolver determinadas situações, como a diminuição dos custos de produção e de transporte.

Nesse cenário, diversos métodos tendem a surgir com o objetivo de prestar auxílio às indústrias para que elas se organizem e se tornem cada vez mais produtivas. Um desses processos é o Sales and Operations Planning (S&OP).

Pensando nisso, desenvolvemos este artigo com informações sobre o que é S&OP para ajudar você a entendê-lo melhor e descobrir suas vantagens e seus desafios. Continue com a leitura para conferir!

Saiba que é S&OP

O S&OP é um processo de integração e entre administração logística e empresarial. Sua evolução se deu a partir dos diversos desafios enfrentados pelas indústrias nos anos 80, que passaram a buscar a integração das funções administrativas às da produção.

O S&OP representou, na época, uma ruptura da forma tradicional de planejamento. Na maior parte das organizações, o planejamento estratégico do negócio, o planejamento de vendas e o planejamento da produção eram atividades feitas por equipes diferentes, em momentos diferentes e sem qualquer troca de informações ou comunicação entre si.

Pouco a pouco, equipes de executivos oriundos planejamento estratégico, vendas e produção passaram a trabalhar em conjunto, realizando atividades em ciclos mensais para coordenar esforços e atingir melhores resultados, principalmente relativos a previsões de demanda, por meio da integração entre Vendas e Planejamento de Operações.

Este alinhamento entre as áreas envolvidas busca soluções em que se obtenha o máximo de lucratividade, combinando os recursos disponíveis com as restrições de fornecimento, produção e atendimento à demanda.

Conheça as 5 etapas do S&OP

1. Atualização de dados

Essa etapa é, em geral, responsabilidade da área comercial da empresa e feita com o auxílio das informações provenientes de dados das vendas realizadas, relatórios de previsão estatística e planilhas.

É feita uma atualização dos arquivos com os dados em relação ao período anterior referente a itens como volumes de compra, níveis de estoques e valores financeiros envolvidos.

Essa atualização é extremamente importante, pois é a partir dela que se pode prever as vendas para o próximo período. Quando prontas essas previsões, a equipe comercial as fornece à equipe executiva para que a segunda etapa entre em vigor.

2. Planejamento da demanda

O planejamento da demanda é a elaboração de um plano relacionado ao consumo de recursos que leva em consideração diversas informações quantitativas e qualitativas como histórico de dados, informações de mercado e episódios especiais.

3. Planejamento de produção e suprimentos

Aqui, é feito um delineamento dos suprimentos indispensáveis para as vendas previstas. Dessa maneira, elaboram-se alguns planos reserva, a fim de possibilitar o planejamento de demanda, aquele que mencionamos na etapa 2.

Para que isso ocorra, é necessário que haja a avaliação dos níveis desejados de estoques, o acompanhamento dos indicadores de giro, a cobertura para famílias de produtos, bem como o monitoramento da capacidade de fornecedores e dos recursos e materiais disponíveis.

4. Reunião prévia

A reunião prévia é realizada para que haja uma avaliação se o planejamento de demanda foi compatível com o planejamento de suprimentos. As diferenças encontradas nas duas etapas serão observadas com o objetivo de se delimitar qual o impacto financeiro das divergências encontradas.

Nessa etapa, é importante que todos os participantes entendam a situação e sugiram formas de melhorar os resultados. Caso não se chegue a um consenso sobre a solução na reunião prévia, as alternativas sugeridas serão, então, apresentadas na reunião final.

5. Reunião final

Também conhecida como reunião executiva S&OP, nessa etapa há a análise das alternativas sugeridas na reunião prévia. A partir daí, é possível a tomada de decisões mediante a aprovação de medidas de forma consensual.

Todas as questões serão decididas em aberto pelos gestores do grupo participante, uma espécie de comitê formado pela alta gerência da empresa.

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Veja quais são os benefícios trazidos para a empresa com o S&OP

A partir do momento em que se entende o que é S&OP, aplicando-o à empresa, diversos benefícios podem ser observados. Entre eles, estão:

  • Possibilidade de concretização do plano de negócios por meio de finanças mais sincronizadas e planejamento de vendas;
  • Gerenciamento de transformações a partir de ações controladas que substituem ações reativas;
  • Maior visibilidade da oferta e da demanda em toda a empresa, o que melhora o ciclo de vida do produto;
  • Avaliação contínua do desempenho para conduzir mudanças e resolver imprevistos de forma mais ágil;
  • Surgimento de planos e atividades realistas a serem enfrentados pelas áreas;
  • Previsão de um orçamento preciso e melhorado;
  • Valorização do trabalho em equipe por meio de decisões em consenso baseadas em números e fatos.

Além dos benefícios citados acima, com a utilização do S&OP também é possível observar um aumento significativo no nível de atendimento aos clientes e no giro de estoques: a consequência natural é a redução das compras desnecessárias e do inventário.

Tudo isso resulta na melhoria do relacionamento entre os setores da empresa — marketing, manufatura e administração —, que trabalharão de forma integrada e muito mais produtiva.

s&op: principais desafios

Entenda alguns dos principais desafios que podem ser encarados

Quando questionados acerca das medidas a serem adotadas para a superação dos desafios, muitos gestores podem não saber como proceder e nem quais respostas dar aos colaboradores.

Entretanto, não ter essas respostas resulta em fracasso no atendimento ao cliente. Quando isso acontece — mesmo que de forma não habitual —, é sinal de que muitas dores de cabeça virão, haja vista as diversas reclamações.

Diante disso, cada vez mais se faz necessário prever as necessidades dos clientes, com o propósito de minimizar a insatisfação e evitar comprometer a demanda dos produtos. Contudo, nessa jornada, alguns desafios tendem a surgir:

  • Antecipar as necessidades de produção;
  • Reduzir perdas e conter custos;
  • Estabelecer uma comunicação efetiva entre as áreas;
  • Liderar pessoas incentivando e subsidiando a tomada de decisões;
  • Implementar mudanças;
  • Integrar recursos para sincronizar os fluxos por meio de processos;
  • Mitigar riscos e incertezas.

Para vencer esses desafios, deve-se, primeiramente, estabelecer uma maneira de trabalho harmoniosa entre todos os setores da empresa conforme a estratégia adotada pela corporação.

Instalar sistemas de informação mais elaborados é uma forma efetiva de gerenciar todo esse processo, pois, dessa maneira, há um compartilhamento de dados — em toda a empresa — acerca do planejamento da produção e das demandas do mercado.

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