Qual a Importância de Estabelecer Métricas Dentro de uma Empresa?

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Apesar de parecer uma tarefa simples e comum, estabelecer metas é uma das grandes dificuldades tanto de pessoas físicas como jurídicas. Entretanto, é extremamente importante ter em mente que fazer um planejamento de metas a curto e longo prazo é salutar para o sucesso da empresa.

Mas, além de estabelecer métricas, é também indispensável medir a evolução do planejamento estratégico e analisar os indicadores de desempenho, e isso é plenamente possível a partir da utilização da metodologia SMART.

E, se você deseja se inteirar sobre esse assunto para melhorar a gestão da sua empresa, continue lendo o artigo abaixo, pois preparamos um conteúdo imperdível sobre a importância de estabelecer métricas! Confira!

Qual é a importância dos indicadores de desempenho em uma empresa?

O mercado tem exigido uma evolução constante que engloba as diferentes técnicas de administração e, diante disso, conseguir tornar uma empresa produtiva é um dos sonhos — e metas — da maioria dos gestores da atualidade. Portanto, não é exagero afirmar que a produtividade deixou de ser um diferencial para se tornar uma qualidade indispensável das empresas que se diferenciam entre as concorrentes.

Em consequência disso, hoje, é razoável que haja uma mensuração habitual dos índices de desempenho de todos os setores de uma companhia, a fim de se ter uma real noção do progresso dos processos internos. É nesse contexto que surgem os indicadores de desempenho, ferramentas utilizadas para medir se os processos que a empresa adotou estão atingindo a meta estabelecida e desejada.

Os indicadores de desempenho são importantes para uma empresa, pois são capazes de apontar se ela está realmente sendo competitiva. Além disso, a partir da análise da mensuração é possível tomar as devidas medidas para aperfeiçoar os processos que necessitam de melhorias e identificar as consequências das medidas anteriormente adotadas.

As companhias costumam gastar recursos em iniciativas sem avaliar os potenciais benefícios, quando deveriam utilizar-se de informações precisas para garantir a necessidade das ações.

Qual é a relação entre os indicadores de desempenho e o planejamento estratégico?

A partir da análise dos indicadores de desempenho da empresa é possível determinar um planejamento adequado para que todos os setores funcionem de forma harmônica. Nessa jornada, existem algumas ferramentas bastante úteis para auxiliar os administradores a tornarem perfeita a combinação entre os resultados encontrados e a estratégia do negócio.

Uma dessas ferramentas é o BSC (Balanced Scorecard), metodologia utilizada para proporcionar melhorias às empresas, cujo objetivo é alinhar o planejamento estratégico à missão da empresa a partir das seguintes perspectivas:

  • Financeira;
  • Dos processos internos;
  • Do cliente;
  • De aprendizagem e crescimento.

Isso se torna tangível por meio de um diagnóstico do desempenho operacional de uma empresa, de modo que é possível enxergar a importância de estabelecer métricas e montar um planejamento estratégico, tático e operacional. Veja abaixo como isso funciona:

Planejamento estratégico

Conforme já dissemos ao longo do artigo, o planejamento estratégico é essencial para o alcance do sucesso de uma empresa, pois é a partir dele que serão determinadas as alternativas necessárias ao seu alcance. Afinal, quando não sabemos aonde queremos chegar, qualquer destino serve, não é mesmo?

Assim sendo, o planejamento estratégico é criado pensando em longo prazo, de forma que ele é responsável por antever o futuro da empresa, definindo valores, missões e visões da companhia. Tudo isso de forma não muito detalhada, mas geral, pois é impossível prever o futuro de forma precisa.

Planejamento tático

O planejamento tático é desenvolvido para determinados segmentos da empresa, como os departamentos, por exemplo. Por ele, são criados caminhos e condições para atingir as metas estabelecidas pelo planejamento estratégico.

Nesse planejamento, geralmente, aplicam-se as ações num período mais curto — entre um a três anos —, sendo considerado um planejamento de médio prazo.

Planejamento Operacional

Considerado de curto prazo — em torno de três a seis meses —, o planejamento operacional é o responsável por garantir que as metas que foram estabelecidas pelo nível tático sejam executadas, sempre se preocupando com resultados específicos.

É importante frisar que nenhum desses planejamentos funcionará se os outros níveis não forem bem estabelecidos. Por esse motivo é que é tão importante medir os indicadores de desempenho, a fim de estabelecer métricas factíveis. E não esqueçam, as metas precisam ser SMART!

O que são métricas SMART?

métricas SMART

A partir do momento em que os objetivos surgem, a definição de métricas fica mais fácil. Entretanto, ao estabelecê-las, é necessário observar algumas características. Uma maneira de criar métricas é a metodologia SMART.

A palavra SMART, na verdade, é uma sigla em inglês em que cada letra da palavra — specific, measurable, achievable, relevant, timely — representa um passo importante na definição de metas. Nesse sentido, é importante entender o que cada uma delas representa:

  • Specific: “específico” é o que você quer, objetivo almejado ao estabelecer a meta, e deve ser algo bem delineado e direto, compreendido sem explicação;
  • Measurable: “mensurável” é a maneira claramente definida para medir o resultado;
  • Achievable: “atingível” significa que a meta deve ser alcançável, ou seja, ela deve estar dentro de uma realidade possível, pois metas inatingíveis causam frustração e demandam um tempo que, ao fim, terá sido desperdiçado;
  • Relevant: “relevante” é o motivo pelo qual você deseja alcançar a meta, ou seja, a importância que ela representa para a empresa — afinal, não é interessante estabelecer metas que não vão contribuir para o sucesso da companhia;
  • Timely: “temporal” — não adianta estabelecer uma meta sem estabelecer um tempo para cumpri-la, certo? Isso faz com ela não seja levada a sério como deveria.

Tendo essa perspectiva sobre a definição de métricas SMART, é possível compreender a importância de se levar em consideração as características citadas acima. Todas elas contribuem para que as metas ajustadas sejam, de fato, efetivas e contribuam para o êxito e aumento da performance de uma empresa.

Como você pôde perceber ao longo do artigo, os objetivos de uma empresa têm íntima relação com os indicadores e as metas. Afinal, não há como uma organização cumprir a sua missão no mercado se ela não desenvolver um plano estratégico com metas bem definidas. E essa definição só é plenamente possível a partir da mensuração dos indicadores de desempenho.

Agora que você já sabe qual é a importância de estabelecer métricas, que tal conhecer 6 dicas de como aumentar a produtividade em sua empresa? Dê uma olhada em nosso post e aprenda mais sobre o assunto. Nos acompanhe também no InstagramFacebook e LinkedIn para ficar sempre por dentro das novidades. 

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