Liderança na melhoria contínua: o que é, importância e mais!

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Em um universo cada vez mais competitivo e dinâmico, as empresas precisam aperfeiçoar constantemente as condições internas de trabalho, a fim de prosperar e se destacar no mercado. Para isso, investir em liderança na melhoria contínua é fundamental, esse é um dos principais fatores do planejamento estratégico para qualquer porte ou segmento.

Dessa forma, a organização conquista reconhecimento no ambiente corporativo e, consequentemente, atrai mais consumidores, além de promover a otimização dos processos e garantir a satisfação do cliente. 

Esse expediente é essencial para motivar os colaboradores e estimular o crescimento do negócio. Ou seja, o procedimento mantém a saúde financeira do negócio e, ainda, permite que a corporação prospere de maneira constante.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue a leitura e descubra como a liderança na melhoria contínua tem se apresentado como um importante diferencial de mercado!

O que é liderança e motivação para melhoria contínua?

A liderança pode ser definida como a capacidade que um gestor tem de mobilizar uma equipe para atingir um propósito específico. Dessa forma, consegue alcançar metas condizentes com aquilo que a organização busca em um determinado período de tempo.

O conceito de liderança está relacionado ao bom exemplo, isto é, um líder não pode manter um discurso oposto ao seu comportamento. Pelo contrário, sua postura perante os colaboradores deve ser exatamente adequada à sua exposição oral.

A maneira como as pessoas atuam em relação à excelência e à melhoria contínua é exatamente o que diferencia uma organização da outra. Para isso, investir na motivação dos colaboradores é uma estratégia importante.

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Motivação continuada

Essa dica é especialmente útil se o gestor souber mostrar que as metas da empresa refletirão diretamente em seus objetivos pessoais, além de se estender a um benefício direcionado para o funcionário ou até mesmo em uma garantia do seu trabalho.

Independentemente do tamanho ou do setor de atuação de uma empresa, a sua eficiência está conectada diretamente à determinação dos trabalhadores. Assim, investir em motivação no ambiente corporativo é uma ação importante para o aumento da produtividade e para o desenvolvimento de um universo saudável dentro das organizações.

Entre as ações possíveis, os gestores devem contar com líderes capazes de exercer uma influência positiva nas equipes. O objetivo é elevar os níveis de satisfação, incentivo e estímulo e, ainda, proporcionar condições para que os funcionários se desenvolvam de maneira plena.

Oportunidades de desenvolvimento

Nesse contexto, é importante ressaltar que, quando uma pessoa com boa capacidade analítica de executar tarefas e cumprir metas não recebe oportunidades para desenvolver seu trabalho ou mostrar seu potencial, com o tempo ela se sentirá desmotivada. Em casos graves, pode até mesmo ter seu talento perdido por negligência ou indiferença.

Portanto, cada vez mais os líderes precisam atribuir autonomia e descentralizar o poder. Assim, os colaboradores terão possibilidades de se aperfeiçoar — afinal, quando as atividades são delegadas e os profissionais assumem novas responsabilidades, as oportunidades de desenvolvimento são muito maiores.

Quais são as principais características de um líder voltado para liderança contínua?

Em primeiro lugar, o responsável pela liderança na melhoria contínua precisa ser atento às condições favoráveis. Mais que isso, deve estar alerta quanto à identificação dos principais pontos de melhorias nas organizações e na estruturação de processos.

Porém, ele não conseguirá colocar em prática essa tarefa de maneira efetiva se não realizar o mapeamento desses recursos. Ou seja, é preciso que o líder envolva as pessoas de uma forma que ele consiga extrair as informações necessárias para visualizar as oportunidades.

Outra característica importante é a facilidade em construir forças estratégicas. Um bom líder é capaz de estruturar um time competente e com qualificações e habilidades diversificadas. Para isso, ele precisa observar as pessoas para identificar seus pontos fortes e fracos e, ainda, mostrar os caminhos de desenvolvimento para que o profissional cresça junto com a empresa.

Um bom líder não deve impor a sua crença como verdade. Apesar de deter o conhecimento dos processos, muitas vezes, o colaborador realiza o procedimento há anos. Por isso, ele precisa ser ouvido para expor o seu conhecimento sobre prática e aliar a experiência ao método, a fim de alcançar a melhoria contínua.

A maneira como o líder encara os problemas também faz toda a diferença. O profissional precisa vislumbrar e criar um ambiente em que as dificuldades sejam encaradas como algo positivo e construtivo. Isso permite que as pessoas trabalhem em equipe em busca de uma solução eficiente.

Além disso, ele deve possuir a capacidade de traçar boas estratégias e definir como as metas serão alcançadas, independentemente dos obstáculos. Dentro do processo de melhoria contínua, é importante que o líder conheça os métodos e as ferramentas disponíveis para aplicá-las junto aos funcionários da empresa.

Em alguns casos, por mais que os líderes queiram desenvolver ações inovadoras, eles não possuem conhecimento da causa, nem seguem o método da maneira correta. O resultado, muitas vezes, não produz o efeito desejado.

Quais são os principais estilos de liderança?

A maneira como cada líder conduz o seu grupo causa um impacto direto nos resultados gerados pelo menor ou maior engajamento dos profissionais integrantes. Contam, também, a inovação, o ambiente produzido para a ação e a produtividade no desempenho da equipe.

Quando uma pessoa assume o papel de líder dentro de uma organização, ela passa a representar os interesses da empresa. Para isso, é essencial que realize a gestão dos recursos que estão disponíveis para tal finalidade. No entanto, um consenso importante é que a ferramenta mais valiosa é o recurso humano.

É possível observar que diferentes gestores exercem estilos de liderança variados. Entre eles, os principais são: liderança autocrática, democrática e postura livre (ou liberal). Confira as principais características de cada uma delas!

Liderança autocrática

O líder autocrático normalmente é encontrado em corporações como o exército, por exemplo. Como o chefe assume uma postura bastante centralizadora, os subordinados não dispõem de muito espaço para questionamentos ou sugestões.

Liderança democrática

A liderança democrática seria o modelo ideal para trabalhar o método de melhoria contínua, pois ela privilegia a troca de ideias e o trabalho em equipe. Além disso, o líder:

  • se mostra muito participativo;
  • esclarece dúvidas;
  • confere feedbacks;
  • oferece dicas e sugestões;
  • auxilia os membros do grupo em seu desenvolvimento.

Liderança liberal

Já a postura livre acredita que os colaboradores já são responsáveis e maduros o suficiente, portanto, não precisam de um acompanhamento constante. Nesse estilo, o líder costuma deixar a equipe à vontade para a condução e a conclusão das tarefas. Porém, sem a necessidade de prestação de contas, o grupo pode apresentar baixa produtividade.

Portanto, hoje em dia o estilo mais recomendado é o democrático, já que ele permite espaço para discussão, ao mesmo tempo em que existe um líder conferindo o direcionamento necessário e validando as propostas apresentadas.

No entanto, muitas iniciativas de melhoria não são colocadas em prática devido à necessidade de atender outras prioridades que surgem frequentemente. Para evitar situações como essa, foi criado um eficiente método conhecido como as 4 disciplinas da execução (4DX). Conheça mais sobre ele!

Quais são as 4 disciplinas de execução (4DX)?

Essa fórmula simples e eficiente, representa novos modos de pensamento, comportamento e atuação essenciais para a prosperidade no ambiente competitivo atual. Conheça os 4 princípios:

  • foco no que é necessário: delegar tarefas de maneira adequada, apresentar as prioridades e fazer uma boa gestão de mudanças, para evitar que sejam constantes;
  • desdobramento dos indicadores de desempenho: não apresentar para os liderados apenas o indicador de desempenho estratégico ou estático, mas também os indicadores de direção;
  • divulgação da performance: mostrar aos liderados se os objetivos estão sendo conquistados ou não. As pessoas não vão mudar de atitude enquanto não visualizarem que suas ações estão sendo suficientes para o alcance dos objetivos;
  • criação de uma cadência de responsabilidades: promover reuniões frequentes para discutir se as metas estão apresentando resultados, traçar medidas corretivas e incentivar que as pessoas assumam novos compromissos quando necessário.

Como você pôde ver, a liderança na melhoria contínua é fundamental para motivar os colaboradores das empresas e estimular o crescimento de um negócio de maneira sucessiva e equilibrada. Além disso, o processo possibilita que as organizações conquistem reconhecimento no mercado e sejam bem-sucedidas no ambiente corporativo.

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