Integração de equipes: qual a importância e como implementar na empresa?

Compartilhe nas redes sociais:

A popular premissa de que o capital humano é um dos recursos mais importantes das empresas nunca esteve tão em alta. Paralelo a esse cenário, um dos principais desafios dos gestores e gerentes de projetos na atualidade é lidar com conflitos entre profissionais de funções e personalidades completamente distintas. Nesse contexto, a integração de equipes é um processo fundamental.

Quando algum impasse ou contratempo não são bem-resolvidos, a tendência é que eles tomem proporções gigantescas e deixem o trabalho do time do seu projeto difícil e moroso. No entanto, como responsável, é preciso ouvir todos os lados, considerar os pontos críticos e promover ações para que ocorra a integração de equipe.

Ficou interessado no assunto? Então continue a leitura e descubra a importância da integração de equipes.

Qual a importância da integração de equipes?

Muito mais que simplesmente promover uma política de boa vizinhança na organização, desenvolver a harmonia entre os departamentos é essencial para criar nos colaboradores um sentimento de empatia pelos outros times — além de ajudar na reflexão sobre o impacto do fracasso ou sucesso de suas metas no trabalho dos colegas.

Sendo assim, esse alinhamento é fundamental para a aproximação daqueles profissionais que não se encontram com frequência ou que não precisam se relacionar de maneira direta na rotina da empresa.

Além disso, o processo de integração de equipes é responsável por criar uma sensação de pertencimento nos funcionários, isto é, de que eles realmente têm importância para a empresa. Essa crença faz com que se sintam mais valorizados e motivados para entregar resultados cada vez melhores, ou seja, a estratégia interfere diretamente na produtividade dos colaboradores.

No caso de equipes terceirizadas como logística ou limpeza, por exemplo, a integração com os times internos também é importante. Ainda que os profissionais não tenham sido contratados de forma direta, eles também fazem parte do dia a dia da companhia.

Agora que você já sabe a importância de manter equipes bem-alinhadas dentro de sua empresa, confira um passo a passo para alcançar esse patamar.

Como implementar a integração de equipes na minha empresa?

Como implementar a integração de equipes na minha empresa?
Dicas para implementar a integração de equipes.

Por mais que não seja tão simples assim realizar uma conexão dentro de uma organização — principalmente se ela for de médio ou grande porte —, a integração é fundamental para promover o engajamento dos colaboradores.

Além disso, o processo auxilia na construção da marca, já que os diversos pontos de vista e diferentes abordagens enriquecem a experiência do seu produto ou serviço, conquistando mais reconhecimento e trazendo melhores resultados.

Para te ajudar nessa tarefa, selecionamos algumas dicas para que você possa desenvolver a integração de equipes de maneira prática e eficiente. Confira!

Mantenha uma comunicação clara e objetiva

Assim como em qualquer área de nossa vida, a chave do sucesso para a integração de equipes e resolução de conflitos no ambiente corporativo é a do diálogo.

Uma comunicação clara e objetiva contribui para que não existam ruídos entre os funcionários — o que poderia ocasionar algum mal-entendido e prejudicar a produtividade. Por isso, a troca de informações de maneira eficiente possui um nível alto de importância durante o expediente.

No entanto, essa comunicação deve ser a mais pragmática possível, afinal, reuniões constantes, com durações indefinidas e sem pautas objetivas não costumam apresentar resultados efetivos.

Se for preciso, implemente alguma ferramenta interna de comunicação, como um serviço intranet. Assim, com um recurso dinâmico, será possível criar um ambiente muito mais propício para a integração de equipes.

Resolva os conflitos o quanto antes

Um dos principais erros que um gerente de projetos pode cometer ao lidar com algum conflito é adiar o problema e esperar que ele se resolva sozinho. Além de isso não acontecer, transferir as questões para depois não é uma boa ideia.

Seja objetivo nesse momento e resolva os obstáculos o quanto antes — isso vai evitar que os problemas tomem proporções indevidas, e ainda, impede que sejam geradas perturbações desnecessárias no ambiente de trabalho.

Confira voz aos colaboradores

Os funcionários são os principais elementos para que o alinhamento aconteça e muitos deles têm boas ideias para contribuir com o sucesso da integração. Por isso, não deixe de ouvir o que eles têm a dizer.

Sempre que possível, peça a opinião dos membros das equipes — dessa forma, eles sentirão que fazem a diferença na organização. Além disso, como parte integrante dos times, eles possuem muito mais experiência nos processos internos e podem colaborar de maneira significativa com os projetos.

Invista em eventos para promover a integração

Que tal sair um pouco da formalidade e buscar alternativas para promover a integração dos profissionais? Apresentações, viagens, congressos e demais eventos corporativos são ótimas oportunidades para que os colaboradores se conheçam.

Além de auxiliar na integração de equipes, essa estratégia pode ser fundamental para que os funcionários se interessem de maneira natural por outros setores. Aproveite que o final do ano está logo aí e organize uma festa de confraternização na empresa.

Defina responsáveis entre as equipes

Outro erro comum que um gestor pode cometer é querer concentrar todas as obrigações nele mesmo. Delegar tarefas e responsabilidades para a equipe garante uma organização mais fluida para os processos da empresa, e ainda, atribui valor aos colaboradores — afinal, eles se sentem importantes para a corporação.

Portanto, no momento em que você criar os projetos, não se esqueça de definir pelo menos um responsável. Assim, quando precisar saber sobre o andamento das ações, será muito simples buscar as informações na origem certa.

Monitore e mensure os resultados

Bom, mas de nada adianta delegar as tarefas se não acompanhá-las ou não conferir o suporte necessário que os profissionais precisam para desenvolvê-las, não é mesmo? Por isso, crie uma rotina de interação com os colaboradores responsáveis por cada tarefa.

Ofereça ajuda, discuta as ações, monitores os processos, enfim, acompanhe o desenvolvimento dos projetos de perto. A presença do líder entre os integrantes da equipe promove um ambiente fundamental para o crescimento profissional de cada um.

Esse momento também é importante para reunir os times e estimular tanto a integração quanto a avaliação das atividades desenvolvidas. Incentive cada colaborador a analisar e contribuir com o trabalho dos demais — quanto mais próximo e unido o grupo estiver, melhor será o desempenho de todos.

Como você pode ver, as equipes que trabalham juntas podem apresentar melhores resultados, e ainda, aumentar a produtividade das empresas. Portanto, é importante investir na promoção de grupos bem-estruturados e num convívio saudável entre todos.

Dessa forma, a convivência no ambiente corporativo será muito mais positiva — e isso é fundamental para o bem-estar e a eficiência dos colaboradores.

Quer ficar por dentro de novos conteúdos exclusivos como esses? Então siga a Nortegubisian nas redes sociais e não perca nenhum artigo sobre integração de equipes. Estamos no Facebook, LinkedIn e Instagram.

Comentários
Posso ajudar?