Case de Sucesso: Estudo de Viabilidade Logística

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Desafio

Uma das maiores produtoras de polímeros e fibras do mundo, e atuante em mais de 20 países, a empresa foco detém um grande portfólio de marcas, comercializando produtos químicos, polímeros e fibras para indústrias de diversos segmentos. Localizada na Região Metropolitana de Campinas (Paulínia), vem acompanhando o ritmo de crescimento de seu mercado e preocupada com a eficiência no atendimento de seus clientes, a empresa foco está investindo na expansão de 60% da capacidade produtiva de sua filial em Paulínia.

Neste contexto, buscando o que há de mais moderno em termos de metodologia aplicada à logística, o grande impasse estava em como mensurar a alternativa mais viável operacional e financeiramente, dentre as visualizadas naquele momento:

  • aumentar a área de armazenamento;
  • aumentar os turnos de trabalho e a frequência das entregas;
  • construir um Centro de Distribuição.

Em meio a todas estas incertezas havia dois complicadores:

  • a área de armazenagem de matérias primas, materiais de embalagem e produtos acabados compartilhavam do mesmo espaço físico (packing area);
  • alguns materiais eram transferidos entre unidades da própria planta para serem submetidos a algumas operações específicas.
Case de Sucesso: Estudo de Viabilidade Logística

Solução

Diante destes impasses e dada a experiência da Nortegubisian, teve início o desafio de consolidar e apresentar soluções viáveis para a definição da melhor estratégia logística para o abastecimento de matérias primas, materiais de embalagem e também para a expedição de produtos acabados, considerando um aumento de capacidade produtiva da empresa com a construção de uma nova unidade fabril.

Em um primeiro momento, foram necessárias as seguintes ações:

  • identificar todos os fluxos internos de movimentação;
  • realizar um brainstorming visando identificar as possíveis alternativas e suas combinações;
  • estudar detalhadamente cada alternativa para verificar sua viabilidade.

Ao final do estudo, foram destacadas todas as alternativas possíveis e viáveis. Para a área de suprimentos foram considerados os seguintes parâmetros:

  • tipo de fluxo de abastecimento;
  • quantidade de turnos de abastecimento;
  • tipo de transporte.

Da mesma forma, foram considerados os seguintes parâmetros para a área de expedição:

  • quantidade de turnos de operação;
  • local de armazenagem dos produtos acabados;
  • tipo de transporte a ser utilizado.

Combinando e adaptando todas as alternativas analisadas foi possível apresentar 42 alternativas viáveis do ponto de vista operacional. Em seguida, foi conduzido, pela equipe Nortegubisian, um estudo de mérito econômico, em que foram avaliados os custos de cada alternativa desenhada.

Concluída esta fase de levantamento dos custos foi realizado o cálculo dos índices financeiros, utilizando: PayBack, TIR, e VPL, considerando uma taxa média de mercado para retorno de 1,7% ao mês e considerando o ciclo de vida do investimento de cinco, dez e posteriormente vinte anos (conforme solicitado pela empresa), além do custo unitário do produto em comparação ao atual (R$ / kg).

Em seguida, foi utilizado um modelo de programação linear para dimensionar o número exato de funcionários necessários para cada operação.

Foi dimensionado também, conforme solicitação da própria empresa, um inventário de 24 horas na packing area, o que proporcionaria oito horas de segurança do estoque. Com o balanceamento da packing area foi possível, através do remanejamento das posições, acomodar todos os materiais sem que fosse necessária a ampliação de área.

Além disso, foi proposto a substituição da empilhadeira por um caminhão sider para realizar o abastecimento, visto que a empilhadeira transporta um palete por vez, e o caminhão sider poderá transportar quatorze paletes.

Para os finais de semana que eram tidos como problemáticos, a estratégia foi a utilização de carretas para o acondicionamento dos paletes de produtos acabados. Assim o excedente da produção seria armazenado dentro das próprias carretas para serem expedidas na segunda-feira.

Após a análise e revisão final, a alternativa mais viável operacional e financeiramente, recomendada pela Nortegubisian é descrita a seguir:

– Suprimentos de matérias primas e materiais de embalagem: operação em um turno, fluxo empurrado e transporte com caminhão sider. Para esta condição, a operação antes realizada apenas em horário administrativo passa a ser uma mescla de funcionários operando em horário administrativo juntamente com funcionários operando em regime de revezamento 5X2.

Para a expedição de produtos acabados foram recomendadas duas alternativas, uma considerando a armazenagem de produtos acabados por uma empresa terceirizada (análoga à condição atual) e outra considerando a construção do Centro de Distribuição interno. A opção por uma das alternativas ficará a cargo da equipe gerencial da empresa que se baseará nos estudos desenvolvidos.

Resultados

O projeto trouxe inúmeros benefícios para a empresa, que hoje dispõe de um estudo completo que contempla 42 alternativas diferentes, e operacionalmente viáveis, e mais um estudo econômico financeiro detalhado, para guiar a sua tomada de decisão.

O balanceamento dos estoques foi essencial para que não fosse necessária a ampliação de área, reduzindo significativamente os custos de investimento.

O planejamento das rotas de abastecimento (Milk Run) e o correto dimensionamento dos recursos humanos permitiu que a empresa eliminasse desperdícios e consequentemente reduzir os seus custos de operação.

Dados todos os benefícios descritos, projeta-se que será possível reduzir os custos intralogísticos da empresa em aproximadamente 25% permitindo assim, um incremento em sua margem de lucratividade.

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