Equipe desmotivada impacta diretamente na manutenção do seu negócio

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Manter uma empresa lucrativa é tão difícil quanto começar um novo negócio. São diversos desafios a serem enfrentados todos os dias, e a tendência dos gestores é avaliar questões técnicas e operacionais. Contudo você já parou para pensar nos impactos causados por uma equipe desmotivada?

O fato é que toda organização é feita de pessoas. São elas que mantêm os equipamentos ativos e executam as atividades de cada um dos processos operacionais. Sem elas, não há como entregar os produtos e serviços acordados com os clientes. Quando desmotivadas, essas entregas são feitas com uma qualidade inferior, afetando a credibilidade do negócio.

Você sabe como anda o nível de motivação da sua equipe? Neste artigo, ajudaremos você a identificar o estado de satisfação dos seus colaboradores e a saber se é hora de tomar alguma providência para mudar a situação. Acompanhe!

Principais sinais de uma equipe desmotivada

As pessoas não se desmotivam de repente. Na maioria dos casos, o processo se dá de forma lenta e gradual, e cada um apresenta sinais no decorrer desse tempo que indicam que algo não vai bem. Eles podem se manifestar de diversas formas, mas alguns são mais frequentes, como veremos a seguir:

Redução na produtividade

Esse é um dos sinais que começam bem sutis. Para conseguir identificá-lo, é preciso manter uma rotina de acompanhamento dos indicadores de desempenho de cada colaborador e observar se existem mudanças frequentes nos resultados apresentados. Uma queda de rendimento isolada pode não significar nada, mas uma sequência de 3 meses de queda, com certeza indica algum problema.

Atrasos mais frequentes

Os problemas enfrentados no trânsito das grandes cidades é um fator que impacta no cumprimento de alguns compromissos, como o de chegar no horário certo para trabalhar. Assim como na questão da produtividade, a frequência das ocorrências é que aponta um possível problema, principalmente quando o colaborador sequer se esforça para justificar seus atrasos.

Aumento na rotatividade de profissionais

Existe um ditado muito conhecido que ilustra bem esse sinal: “os incomodados que se retirem”. Quando um setor ou a empresa como um todo começa a receber muitos pedidos de demissão, é preciso investigar. Se tantas pessoas estão se incomodando com algo, o problema pode estar na organização e não nos profissionais.

Falta de engajamento

Uma coisa que costuma animar as pessoas são as novidades: novos projetos, novos desafios, novas perspectivas. Se os seus colaboradores não demonstram empolgação ao falar sobre sua visão de futuro na organização, ou não expressam interesse em aprender algo novo ou tentar uma evolução na carreira, fique atento. A falta de entusiasmo pode estar relacionada exclusivamente à empresa.

Surgimento de boatos

A famosa e temida “rádio peão” é um sinal mais evidente de que as coisas não estão indo bem. Trabalhadores motivados e engajados ocupam o seu tempo na execução de suas tarefas — afinal, eles gostam do que fazem e estão dispostos a darem o melhor de si. Do contrário, tudo é desculpa para fazer vários intervalos, tomar um café e conspirar sobre algum colega ou gestor. Os boatos podem gerar grandes inconvenientes inclusive.

Papel do gestor na motivação

O gestor cumpre um papel fundamental no controle da motivação de sua equipe. Entre diversas ações que ele deve tomar, duas são as mais relevantes, como explicaremos abaixo.

Estar atento aos sinais da desmotivação

O primeiro fator importante é que o gestor deve se manter sempre atento a qualquer sinal de mudança em sua equipe. Para isso, ele precisa acompanhar a execução das tarefas diariamente e monitorar os resultados apresentados nos indicadores de desempenho.

Além disso, a comunicação aberta e a cultura do feedback ajudam a mantê-lo mais próximo de seus liderados, que se sentem mais confortáveis em expor possíveis problemas.

Combater a desmotivação antes que ela cresça

O segundo ponto é que nem sempre é possível evitar que uma pessoa fique desmotivada, mas é muito mais fácil reverter a situação quando ainda está no início. O gestor deve buscar um diálogo franco e uma posição empática em relação ao colaborador, de forma a entender a fonte do transtorno e propor soluções mais específicas e eficazes.

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Fatores que contribuem para a desmotivação de uma equipe

Antes que as equipes apresentem os sinais de desmotivação, alguns fatores podem ser trabalhados de forma preventiva. Os mais frequentes são estes a seguir.

Salários baixos

Isoladamente, esse não é um fator que leva alguém a pedir demissão ou a conspirar contra seu superior. Contudo existe uma expectativa de ganhos em relação ao trabalho executado. Se a empresa exige um nível de entrega de seus profissionais, ela deve corresponder financeiramente à altura, cumprindo ao menos com a média salarial do mercado.

Infraestrutura inadequada

Outro fator que interfere na qualidade de vida dos colaboradores é a infraestrutura disponível para ele exercer suas atividades. Problemas de ergonomia, ferramentas inadequadas ou falta de manutenção dos equipamentos são apenas alguns dos exemplos de detalhes que, com o passar do tempo, deixam a rotina mais estressante e desmotivadora.

Problemas na comunicação

Quando as pessoas não conseguem transmitir ou receber as informações de forma correta, fica praticamente impossível resolver qualquer tipo de situação. O diálogo deve ser sempre aberto, franco e direto. Quanto menos segredos houver, melhor será o nível de confiança e a efetividade da comunicação.

Falta de reconhecimento

Por fim, um dos fatores mais discutidos nos tempos atuais é o reconhecimento da organização em relação aos esforços de seus colaboradores. Uma equipe engajada tende a entregar mais do que é exigido dele. Se a empresa não valoriza esse ato, ele se sente menosprezado e deixa de se interessar até mesmo em fazer o essencial.  

Como você pôde notar, uma equipe desmotivada tem um grande potencial negativo sobre os resultados do negócio. Por mais que a empresa esteja bem perante o mercado, tais problemas internos podem levá-la a uma queda de rendimento e uma perda da confiabilidade conquistada. Por isso, como gestor, comece a observar os sinais que listamos e evite que isso aconteça com seus liderados!

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Publicado em 06 de maio de 2019.

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