Descubra o que é alta performance e como manter essa cultura

Compartilhe nas redes sociais:

Você sabe o que é alta performance? Todos os dias, a rotina das empresas envolve a disputa no mercado pelos melhores resultados. As organizações que entendem a importância disso, utilizam as metodologias e ferramentas certas para obter máxima eficiência operacional e sair à frente de seus concorrentes.

Quanto melhor é a performance, mais ela se destaca e ganha espaço no mercado. Mas é fundamental que essa prática faça parte da sua cultura, estando presente e atuante no dia a dia dos colaboradores de forma instintiva.

Quer entender um pouco mais sobre o assunto? Confira o artigo completo!

Afinal, o que é alta performance?

A alta performance nada mais é do que superar objetivos e expectativas. Em outras palavras, trata-se de um aprimoramento constante das práticas utilizadas no cotidiano das equipes que gerem melhorias na eficiência dos processos.

As empresas que mantém essa característica como parte da sua cultura, conseguem alcançar diversos benefícios como redução de custos e melhoria na qualidade das entregas.

Como manter a alta performance de forma constante na empresa?

Em muitas empresas ao redor do mundo, o cenário é de dificuldade em cumprir o básico esperado com o tamanho da equipe atual. Com isso, ocorrem muitos atrasos nas entregas aos clientes, queda na qualidade dos produtos e serviços, além de problemas na gestão de pessoas, como o aumento das horas-extras e do volume de atestados e faltas.

Se manter o básico já é tão difícil, como fazer para alcançar e manter uma performance mais alta? É o que você vai conferir a seguir.

Invista em mão-de-obra qualificada e também de alta performance

O primeiro passo é contar com as pessoas certas. Cada profissional tem um perfil específico e as habilidades técnicas não podem ser o único quesito avaliado na contratação. É essencial analisar as características comportamentais e verificar o quão engajado e disposto cada candidato se apresenta.

O ritmo de trabalho de uma equipe de alta performance é bastante puxado, por isso é preciso ter um time adequado que dê conta de acompanhar a todos. Para isso, existem duas saídas. A primeira é avaliar quais colaboradores têm potencial para mudar e investir na capacitação deles e a segunda é demitir aqueles que estão fora desse perfil e contratar novos talentos para seus lugares.

Garanta uma boa comunicação da equipe e evite ruídos

Com a equipe formada, o próximo passo é garantir que a comunicação seja clara e fluida. Elimine todos os ruídos pré-existentes e aja de forma rápida sempre que novas divergências surgirem.

Uma boa prática a ser adotada nesse sentido é o incentivo à cultura do feedback. Ela ajuda a deixar a comunicação mais natural e, assuntos que antes eram tabus ou geravam intrigas, se tornam conversas saudáveis que resultam na solução de problemas.

Trabalhe com metas e as cobre de maneira enfática

O estabelecimento e cumprimento de metas é obrigatório para a empresa que pretende manter sua performance sempre alta. Por meio de indicadores é possível acompanhar o desempenho dos colaboradores e identificar quais apresentam quedas no rendimento que demandem alguma ação. A cobrança do cumprimento das metas deve ser bastante enfática, cada um deve entender a importância disso e entregar o seu melhor.

Padronize o fluxo produtivo e a atuação profissional

A padronização é fundamental para garantir a máxima eficiência nos processos da empresa. É ela que faz com que todos saibam a forma correta de cumprir com cada etapa e os resultados esperados após sua execução. Em conjunto com os profissionais, os gestores devem definir a atuação das equipes e certificar que os fluxos estejam seguindo os padrões determinados.

Exija e ofereça capacitação contínua

A capacitação dos profissionais é a peça que proporciona a melhoria contínua dos processos da empresa. Ela é capaz de abrir a mente das pessoas e mostrar novas formas de executar tarefas, apresentar ferramentas mais modernas e eficientes, além de aumentar a base de conhecimento da empresa como um todo, visto que a aplicação do que foi aprendido em sala de aula no dia a dia da organização “contamina” os demais colaboradores.

Qual é o papel da gestão no fortalecimento dessa cultura?

As equipes de alta performance não surgem da noite para o dia, muito menos conseguem se manter produtivas sem o apoio de um bom gestor. O papel do dono da empresa é capacitar os gestores e fomentar neles a exigência de entregas cada vez mais eficientes de suas equipes. Eles, por sua vez, devem repassar essas demandas, por meio de ações como as listadas abaixo.

Criar líderes

A característica de liderança não deve ser um privilégio de quem ocupa um cargo de gestão. Pelo contrário, ela deve ser estimulada em todos os colaboradores, pois é uma importante forma de aumentar a independência e o senso de responsabilidade de cada um. O gestor de cada equipe tem a função de permitir e estimular ações que demonstrem um desenvolvimento de seus liderados nesse sentido.

curso-ead-lideranca

Proporcionar melhores resultados

Gestores de equipes de alta performance tem a obrigação de fazer a entrega de resultados cada vez melhores. Essa pressão deve ser distribuída entre seus liderados, de forma que todos colaborem para que os processos sejam executados da melhor forma e para que todos consigam cumprir e superar suas metas. O líder deve não apenas incentivar, mas participar de forma colaborativa com seu time.

Reter os melhores talentos

Por fim, um importante papel do gestor na manutenção da alta performance da empresa é o de reter seus talentos. Não é fácil encontrar os profissionais certos para preencher uma equipe com essas características. Por isso, além de ser uma ação que evita os custos com a rescisão e o processo seletivo, ela impede que o bom trabalho que vem sendo desenvolvido seja afetado.

Nesse ponto, entra a importância dos programas de bonificação e reconhecimento. Eles podem estar atrelados ao desempenho e cumprimento de metas além dos benefícios mais básicos, como os vale-alimentação, plano de saúde e vale-cultura. Manter um diálogo aberto com o time também é fundamental para identificar tendências negativas de forma antecipada e poder agir a tempo de manter o colaborador na empresa.

Agora que você já aprendeu o que é alta performance e como fazer para aplicar e manter em sua empresa, que tal começar uma nova fase em seu negócio? Implementando as dicas deste artigo, a sua organização terá um grande salto de eficiência e produtividade e as suas chances de sucesso serão muito maiores.

Para ajudar você nessa empreitada, selecionamos um outro artigo com dicas importantes sobre o acompanhamento de metas. Veja qual é a importância e como definir KPIs e indicadores.

Comentários
Posso ajudar?