Conheça as 6 principais ferramentas da metodologia Lean

Compartilhe nas redes sociais:

O uso de metodologias de identificação e redução de desperdícios proporciona benefícios consideráveis aos resultados operacionais e financeiros de uma empresa. Nesse sentido, as ferramentas Lean são fundamentais para obter o máximo de eficiência nos processos e garantir melhorias mais efetivas ao negócio.

Se você percebe que a sua linha de produção poderia ser mais ágil ou ter uma capacidade maior de entrega, mas não consegue encontrar as origens dos problemas, este artigo vai lhe ajudar.

Nele, você vai conhecer as principais ferramentas da metodologia Lean que favorecem a otimização dos processos e eliminam os pontos de desperdícios de tempo e de insumos. Então, aproveite o conteúdo e boa leitura!

1. 5S

A ferramenta 5S é uma das mais conhecidas e principais ferramentas da metodologia Lean. Ela tem origem japonesa e visa a implementação de melhorias que ajudem a tornar o ambiente de trabalho mais produtivo. Seu nome vem das iniciais de suas etapas, como veremos em detalhes a seguir.

Seiri – Utilização

O primeiro passo do 5S é o senso de utilização. Nessa fase, o objetivo é fazer com que os objetos e materiais de uso cotidiano sejam organizados de forma a facilitar seu acesso por ordem de priorização.

Em outras palavras, todos os equipamentos, ferramentas e espaços de trabalho são identificados e ordenados de acordo com sua utilidade. Cada um deve ser alocado nas proximidades de onde será necessário, ao alcance de quem for pegá-lo.

Seiton – Ordenação

Após ter todos os materiais devidamente identificados, aqueles que têm uma frequência de uso mais esporádica são armazenados em locais mais distantes e reservados. Isso faz com que eles não interfiram no bom andamento dos processos do dia a dia ao mesmo tempo em que podem ser facilmente localizados, sempre que necessário, economizando tempo e esforços das equipes.

Seiso – Limpeza

O senso de limpeza é focado na garantia de um ambiente mais limpo, agradável e motivador para os colaboradores. São cuidados que vão além da rotina comum e contribuem com a manutenção preventiva de equipamentos.

Devem ser observadas questões como:

  • iluminação dos espaços;
  • frequência de limpeza dos equipamentos;
  • geração de resíduos que causem mal cheiro ou acúmulo de poeira;
  • manutenção dos dutos de ar condicionado.

Seiketsu – Padronização

O senso de padronização é o responsável por manter os demais continuamente ativos. Por meio do estabelecimento de padrões, os colaboradores vão se habituando a manter seus objetos, ferramentas e equipamentos devidamente identificados, limpos e organizados. É o primeiro passo para fazer dessas práticas, uma rotina.

Shitisuke – Disciplina

Por fim, a disciplina é a chave para o sucesso de um programa 5S. Ela garante o cumprimento dos padrões estabelecidos de forma mais natural e automática. Quando a empresa atinge esse estágio, tudo fica mais simples e fluido no dia a dia.

2. Gestão Visual

A gestão visual é um conjunto de ferramentas do Lean que, por exemplo, ajudam a manter toda a equipe informada sobre o andamento das ações de cada projeto ou processo. Tratam-se de quadros colocados em locais específicos que podem ser elaborados com base em diversas metodologias.

Os principais exemplos são:

  • quadro de avisos;
  • quadro de controle de manutenções;
  • planejamento das atividades da semana;
  • diagrama de trabalho padronizado;
  • quadro kanban.

3. Trabalho Padronizado

Seu objetivo é garantir que todas as equipes realizem os processos operacionais da mesma forma, obtendo máxima eficiência e padronização nos resultados.

Três fatores baseiam o trabalho padronizado:

  • tempo takt;
  • sequência exata de execução;
  • estoque padrão.

Para garantir a padronização correta, os três documentos a seguir são utilizados.

Quadro de capacidade do processo

É uma planilha que registra as capacidades de produção de cada equipamento e etapa do processo. Nela devem constar informações como tempo dos ciclos, ajustes nas máquinas e quantidades de insumos necessários.

Tabela de combinação do trabalho padronizado

Essa tabela tem o objetivo de mostrar as informações de cada um dos tempos gastos nas execuções das etapas de produção, sendo eles:

  • tempo de trabalho manual;
  • tempo de caminhada;
  • tempo de processamento da máquina.

Isso facilita os ajustes necessários em cada um dos tempos em casos de aumento ou redução do tempo takt, por exemplo.

Diagrama de trabalho padronizado

O diagrama de trabalho padronizado é uma representação visual da movimentação dos operadores no decorrer do processo. Ele engloba os locais nos quais os insumos e ferramentas devem ser pegos, o trajeto até às máquinas e os deslocamentos até a entrega do produto.

É importante que ele fique em local de boa visibilidade e seja atualizado sempre que houver uma mudança no layout do lugar.

principais ferramentas da metodologia Lean: TP

4. Eventos Kaizen

A palavra Kaizen vem do japonês e significa melhoria contínua. Isso significa que o foco dos eventos Kaizen é proporcionar pequenas alterações que, aos poucos, tornam os processos cada dia melhores. Existe uma forma correta de fazer e mais eficiente de implementar essa metodologia, como explicamos melhor neste outro artigo.

O principal benefício dessa metodologia é que ela gera custos mais baixos do que mudanças mais radicais. Além disso, ela envolve toda a empresa, o que torna as ações mais efetivas e ainda aproxima os profissionais.

5. Kanban

O Kanban é um meio de realizar a produção puxada (produzir no exato momento em que o processo “cliente” solicita, ou seja, só quando o processo seguinte necessita), através de um método simples e visual.

O tipo de Kanban mais comum é o de produção, no qual as colunas são: a fazer, fazendo e feito. Contudo, ele pode ser utilizado com base em outras características, conforme a necessidade da empresa.

6. Poka Yoke

O Poka Yoke (à prova de erros, em japonês) é uma ferramenta preventiva. Em geral, são dispositivos utilizados para evitar que uma situação aconteça e coloque em risco a qualidade do produto final ou sua avaria durante o uso.

Dois exemplos simples da aplicação desse método é nos pen drives, em que antes de remover, você deve ejetá-lo para garantir que não haja perda de dados e nos sensores de portas abertas e cintos afivelados dos carros que avisam ao motorista logo que o carro é ligado ou entra em movimento.

Como você pôde notar, existem diversas ferramentas Lean que podem ajudar a tornar a sua empresa mais produtiva e eficiente. O mais importante é se manter sempre atualizado quanto as melhores práticas do mercado e aplicar as metodologias que contribuem para o sucesso do seu negócio. Então, não espere mais e comece a utilizar essas ferramentas o quanto antes!

Aproveite também para seguir nossos perfis nas redes sociais. Neles você fica por dentro de todas as novidades sobre gestão e melhoria de processos. Estamos no Facebook, Instagram, Youtube e LinkedIn.

Comentários
Posso ajudar?