Six Sigma Green Belt: saiba o que é e quais são os principais benefícios

Compartilhe nas redes sociais:

Dentro das empresas, os Green Belts ficam incumbidos de implementar e conduzir projetos de melhoria contínua desde o começo até sua finalização.  

Mas, antes de entrarmos diretamente no conceito de Green Belt e explicar com mais detalhes, vamos retomar um pouco sobre o que é o Six Sigma e qual a sua importância perante o mercado. 

O que é o Six Sigma? 

O Six Sigma é uma metodologia que aplica ferramentas e estatística para alcançar a melhoria contínua. Sua implementação é responsável por gerar uma qualidade única, de maneira que, se a implementação for feita corretamente, o nível de defeitos e taxa de falhas diminui drasticamente (podendo ser até inexistente).  

Com resultados tão significativos e com a força dessa metodologia no mercado, as organizações estão cada vez mais aderindo o Six Sigma e procurando por profissionais capacitados que podem auxiliar na implementação dessa poderosa ferramenta. 

Os níveis hierárquicos do Six Sigma 

Assim como nas artes marciais, o Six Sigma é dividido por faixas, e sua estrutura hierárquica está ordenada da seguinte forma:  

  • White Belt e Yellow Belt: São os profissionais do nível operacional da empresa, com base no treinamento six sigma, além de darem suporte aos envolvidos e também ajudam a disseminar informações sobre processos e ferramentas.
  • Green Belt: são responsáveis por liderar projetos de melhoria e gestão de pessoas.
  • Black Belt: são os que lideram equipes na condução de projetos de alta complexidade e que devem possuir habilidades técnicas, tais como: conhecimentos avançados do método e das ferramentas estatísticas, combinadas com liderança, iniciativa, persistência, aptidão para trabalho em equipe, bom relacionamento interpessoal e facilidade de comunicação. 
  • Master Black Belt: são os profissionais que assessoram os Sponsors e Champions e atuam como mentores dos Black Belts e Green Belts, facilitando a comunicação entre eles. Uma das funções do Master Black Belt é prestar assistência especializada em áreas que vão desde estatística até gestão de mudanças e estratégias de projeto e processos.
  • Champions: são os gestores ou diretores e possuem responsabilidades (juntamente com o Sponsor) como a seleção dos membros que formarão a equipe, a orientação estratégica (objetivos e metas) da equipe, estabelecimento do escopo geral e remoção de possíveis barreiras para o andamento dos projetos.
  • Sponsor: responsável por promover e definir as diretrizes para implementação do Six Sigma e garantir que esteja alinhado com a estratégia da empresa.

E neste artigo, vamos nos aprofundar no Green Belt! 

Porque ser Six Sigma Green Belt? 

Para ser um Six Sigma Green Belt, é preciso realizar uma Certificação Six Sigma Green Belt, que capacita os profissionais a se tornarem responsáveis pela liderança de projetos e pessoas nas empresas. 

Os profissionais que possuem essa certificação normalmente ocupam cargos de supervisores, analistas, coordenadores e engenheiros dentro das organizações. 

E como já comentamos anteriormente, quem é Six Sigma Green Belt, fica incumbido de implementar e conduzir projetos de melhoria contínua desde o começo até sua finalização. Esses projetos buscam diminuir falhas, diminuir o tempo de entrega, otimizar os processos e aumentar a qualidade dos serviços fornecidos, além de serem responsáveis pela gestão de pessoas e liderança de equipes

Esses especialistas podem liderar um projeto por vez com equipes de 4 a 5 pessoas e detêm autonomia e capacidade para liderar e coordenar sua equipe e seus projetos sozinhos, mas podem ser supervisionados pelo Black Belt, caso haja necessidade. 

Como é estruturado o Six Sigma Green Belt e o que é ensinado na prática? 

O Six Sigma Green Belt é estruturado pela metodologia DMAIC (sigla para Definir, Medir, Analisar, Implementar e Controlar) e é um ciclo de desenvolvimento e melhorias. 

Sua metodologia consiste nos pontos abaixo. 

  • Definir: Nessa etapa se designa o propósito do projeto, identificando a VOC (Voz do Cliente) e desenhando-se o mapa do processo. Algumas ferramentas utilizadas são: Contrato / VOC / SIPOC.
  • Medir: é realizado o levantamento de informações e localizado quais são os problemas para serem eliminados. Algumas ferramentas utilizadas são: Plano de Coleta de Dados / R&R / Carta de Controle / Análise de Capacidade. 
  • Analisar: Os dados adquiridos são analisados e determinados quais são os problemas e suas causas raízes. As correlações entre as variáveis são medidas e quantificadas. Algumas ferramentas utilizadas são: DoE / Regressão / ANOVA / Testes-t / Análise do Processo. 
  • Implementar: aqui se analisam quais são as melhores soluções e como será sua aplicação. Devem ser levantadas as alternativas para a resolução do problema. A partir disto, planos de ação devem ser criados para planejar, propor, avaliar e implementar as mudanças no processo. Algumas ferramentas utilizadas são: Análise de Risco / Teste Piloto. 
  • Controlar: após aplicar é necessário acompanhar a melhoria e realizar as metas dentro do prazo estabelecido. Para isto, os processos são padronizados e monitorados através de suas variáveis críticas de controle, mantendo assim a capacidade estabelecida possibilitando a indicação de melhorias futuras. Algumas ferramentas utilizadas são: Carta CQ / Documentação Padrão. 

Com esse ciclo colocado em prática, o Six Sigma Green Belt pode alcançar grandes resultados para uma organização e para o seu próprio profissional. 

Os benefícios da Certificação Six Sigma Green Belt para as empresas 

  • É guiado por desempenho: todos os projetos Six Sigma precisam ter um impacto tangível. 
  • Motiva as pessoas: um investimento significativo em treinamento ajuda a liberar tempo para inovação. 
  • Envolve mudança: a mudança de processos mudará o modo como as pessoas trabalham e eliminará burocracia. 
  • Fomenta trabalho em equipe: projetos Six Sigma são desenvolvidos por equipes e exigem grande trabalho em equipe. 
  • É orientado ao cliente: as exigências do cliente norteiam a seleção dos projetos Six Sigma e consequentemente, possuem clientes mais satisfeitos.  

E o mais importante: ele muda a cultura da empresa, fornecendo um kit de ferramentas padrão para melhorar processos de negócios, tornando os processos transparentes e gerenciáveis, permitindo tomada de decisão baseada em fatos e fornecendo uma plataforma para crescimento lucrativo. 

Além disso, alinha as metas organizacionais e de processos, ajuda a estabelecer o foco no cliente e estabelece uma linguagem comum e facilitando a comunicação entre as pessoas e os fornecedores e clientes internos. 

Os benefícios da Certificação Six Sigma Green Belt para os profissionais 

  • Aumento salarial e de competitividade: os profissionais Green Belts ganham de 10 a 20% a mais do que pessoas que tem o mesmo currículo, porém não possuem essa certificação, segundo a CAE Treinamentos. Isso acontece porque colaboradores Green Belts são concorridos no mercado de trabalho e representam um diferencial nas organizações.
  • Capacidade analítica: os profissionais Green Belts desenvolvem a capacidade de entregar resultados baseados em dados e análises. Isso faz com que seu desenvolvimento profissional seja ampliado e que consiga solucionar problemas de maneira mais rápida e eficiente. 
  • Trabalham o feedback: responsáveis pela liderança de equipes, é crucial que os Green Belts coloquem em prática a cultura de feedbacks, para o crescimento dos seus liderados e da organização. 
  • Criam confiança: a confiança no pensamento científico tornará as decisões mais transparentes. Além disso, os Green Belts passam mais confiança para toda equipe. 

Com todos os pontos destacados, fica claro como a Certificação Six Sigma Green Belt pode fazer a diferença para seu currículo e para as empresas que buscam pela melhoria contínua, certo? Então, veja abaixo como você pode ser Green Belt.

Como faço para me tornar Six Sigma Green Belt e garantir minha Certificação? 

Agora que você já conhece o Green Belt e sabe da importância para o seu crescimento e das organizações que for atuar profissionalmente, que tal adquirir esse certificado e se tornar um “faixa verde”?! Você pode iniciar agora mesmo em nossa modalidade EAD. Acesse a nossa plataforma e garanta sua vaga!  

Nos acompanhe também no InstagramFacebook e LinkedIn para ficar sempre por dentro das novidades. Todos os nossos conteúdos podem te ajudar a alcançar o sucesso implementando a melhoria contínua! 

Comentários
Posso ajudar?