O que é Cadeia de Ajuda e como ela ajuda a manter a estabilidade produtiva?

Compartilhe nas redes sociais:

O mercado de trabalho apresenta, cada vez mais, novas demandas para o campo profissional e de produção. Por isso, inovações técnicas e estratégicas de trabalho têm surgido e inspirado empresas em peso — e como exemplo de inovação temos a Cadeia de Ajuda.

Muitas empresas buscam aumentar o nível de produção e melhorar a qualidade dos serviços e processos. Mas, para isso, são necessárias algumas mudanças e adaptações.

Se você se caracteriza como alguém que gostaria de ver bons resultados como fruto do seu trabalho, procura novas formas de solucionar problemas em sua empresa e pretende melhorar a qualidade de trabalho de seus colaboradores, então sabe que é preciso, antes de tudo, manter a estabilidade produtiva.

Para isso, conheça a proposta que a Cadeia de Ajuda oferece para você e para a sua empresa manter a estabilidade na produção e veja todos os benefícios que obterá com sucesso!

Qual a origem da Cadeia de Ajuda?

Como já sabemos, no cenário do mercado atual as empresas procuram se manter atualizadas em relação às mudanças organizacionais nas áreas da tecnologia, flexibilidade e prontidão, com o objetivo de enfrentar as dificuldades com muito mais agilidade. É nesse contexto que as organizações buscam estratégias de ações e de manufatura.

Dentre tantas ações que podem ser tomadas, destaca-se o pensamento de Lean, também conhecido como “Lean Thinking”.

O termo “Lean” foi utilizado pela primeira vez pelo executivo John Krafcik em seu artigo base para sua dissertação de mestrado no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). O empresário, como um profissional talentoso na área de engenharia, dedicou anos de sua vida na montadora japonesa Toyota para desenvolver sua pesquisa.

Esse material foi usado por outros grupos de estudo, o que mais tarde compôs parte do best-seller “A máquina que mudou o mundo” e, anos depois, o livro conhecido no Brasil como “A Mentalidade Enxuta nas Empresas: Elimine o Desperdício e Crie Riqueza”.

E, como mostramos no artigo Diferenças Entre os Métodos Lean e Six Sigma, o método Lean tem foco na redução dos desperdícios e na melhoria do fluxo de valor.

Dentro do conceito de Lean, aparece a Cadeia de Ajuda. Essa é uma técnica que, apesar de ter se tornado popular somente agora, há anos vem sendo estudada e analisada por grandes executivos, empresários e organizações.

Quais os objetivos da Cadeia de Ajuda?

A Cadeia de Ajuda tem objetivos bem específicos que procuram reestabelecer de forma eficaz e rápida o fluxo de produção, abrangendo a participação dos vários níveis da organização, pois as atividades deixam de ser trabalhadas isoladamente e passam a ser exercidas em conjunto.

É, portanto, uma maneira coletiva de identificar e resolver um problema quando surge, buscando o envolvimento das lideranças e dos outros responsáveis que compõem as cadeias de apoio, eliminando as instabilidades do processo.

Essa é uma nova proposta de liderança que está mudando o mundo empresarial, cujos objetivos principais são:

  1. identificar um problema ou uma fonte de desperdício;
  2. eliminar todas as fontes de desperdício e instabilidades do processo.

A Cadeia auxilia na eliminação de problemas no sistema de produção, além de evitar:

  • atrasos no prazo de entrega para o cliente;
  • necessidade de refazer o trabalho;
  • aumento de gasto;
  • estoques excessivos;
  • desperdícios.

Como aplicar a Cadeia de Ajuda em seus negócios?

O objetivo da cadeia de ajuda é, principalmente, ir eliminando os desperdícios aos poucos, sempre observando os processos de produção, a demanda e a quantidade estabelecida pelo cliente — e para isso há uma sequência típica de ações, veja:

Como aplicar a Cadeia de Ajuda em meus negócios?

Identifique o problema

Para aplicar a Cadeia de Ajuda em seus negócios é preciso, em primeiro lugar, que um operador bem qualificado identifique o problema e, se possível, procure evitá-lo.

Sinalize o problema

Em segundo, é importante sinalizar, ou seja, comunicar ao responsável do processo sobre o problema. Esses sinais podem ser trabalhados de forma dinâmica, em um acordo entre os funcionários: sinalizadores visuais ou sinais sonoros, como campainhas.

Procure motivos e soluções

Em terceiro, soluções devem ser buscadas. Mas não se deve apenas resolver o problema e dar o assunto por encerrado. Também é importante pensar “por que esse problema aconteceu?” e “o que desencadeou?”, “foi durante o processo?”, “é a qualidade do produto?” ou “algo estava passando despercebido aos olhos dos técnicos?”.

Registre o problema

A quinta ação dentro dessa sequência está voltada para o registro do problema. Com esse registro, se a situação ainda não foi resolvida, o apoio dos supervisores e responsáveis pela área será acionado. Já caso a dificuldade tenha sido solucionada, você estará prevenido por meio de ações registradas que evitarão que o erro ocorra novamente.

Como se organizar e definir responsabilidades?

Para que a Cadeia de Ajuda funcione é importante promover uma estrutura funcional de colaboradores em cada área ou projeto, ou seja, um diretor que é responsável por um grupo de gerentes, que são responsáveis pelo grupo de supervisores, os quais são encarregados de acompanhar um grupo de líderes que, por sua vez, acompanharão outro grupo de funcionários e assim sucessivamente.

Além dessa organização entre os cargos é importante que haja uma participação efetiva de todos os envolvidos. Deverá haver uma frequência horária, diária ou semanal — dependendo das demandas do cargo — para que haja um diálogo e apoio entre as partes.

Criar e organizar um quadro de acompanhamento é, portanto, uma ação que visa garantir que todas as partes funcionarão como suporte das camadas sucessoras que sempre procurarão ensinar, formar e informar os grupos supervisionados.

Quais resultados e benefícios esperar?

Os benefícios vão desde ganhos competitivos e estratégicos até criar uma cultura organizacional de apoio, na qual as pessoas serão capazes de contribuir quase voluntariamente com suas ideias e sugestões, sempre buscando o desenvolvimento e o crescimento da organização.

O envolvimento e a motivação entre diretores, gestores, líderes e funcionários estarão cada vez mais próximos, então logo, apesar da hierarquia, todos serão responsáveis por acompanhar e auxiliar o seu grupo de supervisão.

Além disso, o fluxo de produção poderá se manter contínuo e em controle, evitando desperdícios e despesas desnecessárias. E mais: haverá uma nova rotina para detectar problemas, registrá-los e solucioná-los baseada em agilidade, gestão do tempo, bom senso e disciplina — e essas com certeza serão qualidades constantes em todos os níveis de produção.

E então, percebeu como a Cadeia de Ajuda pode ser essencial para a sua organização? Gostou da ideia e quer ajudar outras pessoas a também se manterem atualizadas sobre as novas demandas do mercado? Então compartilhe este post nas redes sociais e mostre a todos como esse processo funciona! Também nos acompanhe no LinkedInFacebook Instagram para mais conteúdos como este.

plataforma ead nortegubisian
Comentários
Posso ajudar?