Estrutura Hierárquica do Six Sigma

Compartilhe nas redes sociais:

Antes de entender qual é a estrutura hierárquica do Six Sigma, é importante saber que essa metodologia agrupa ferramentas estatísticas da qualidade na busca por um processo estruturado, disciplinado, baseado em dados, para a melhoria do desempenho dos negócios.

As ferramentas do Six Sigma, quando corretamente utilizadas, proporcionam um alto nível de excelência à gestão operacional: “o poder das pessoas usando o poder dos processos”.

Como é realizada a Estrutura Hierárquica do Six Sigma?

A estrutura hierárquica típica do Six Sigma é caracterizada pelos seguintes players:

  • Yellow Belts (YB) e White Belts (WB)são os profissionais do nível operacional da empresa, treinados nos fundamentos do Six Sigma. Além de darem suporte aos demais envolvidos, também ajudam a disseminar informações sobre as ferramentas e os processos.
  • Green Belts (GB): são responsáveis por liderar projetos de menor complexidade e, ao contrário dos Black Belts, não ficam integralmente dedicados à resolução de problemas.
  • Black Belts (BB): são os que lideram equipes na condução de projetos de alta complexidade e que devem possuir habilidades técnicas, tais como: conhecimentos avançados do método e das ferramentas estatísticas, combinadas com liderança, iniciativa, persistência, aptidão para trabalho em equipe, bom relacionamento interpessoal e facilidade de comunicação. 
    Os Black Belts, juntamente com os Green Belts, devem ser “agentes de mudanças que implementarão a Cultura Six Sigma na organização”.
  • Master Black Belts (MBB): são os profissionais que assessoram os Sponsors e Champions e atuam como mentores dos Black Belts e Green Belts, facilitando a comunicação entre eles. Uma das funções do Master Black Belt é prestar assistência especializada em áreas que vão desde estatística até gestão de mudanças e estratégias de projeto e processos.
  • Champions (CH): são os gestores ou diretores e possuem responsabilidades (juntamente com o Sponsor) como a seleção dos membros que formarão a equipe, a orientação estratégica (objetivos e metas) da equipe, estabelecimento do escopo geral e remoção de possíveis barreiras para o andamento dos projetos.
  • Sponsor (SP): é o responsável por promover e definir as diretrizes para implementação do Six Sigma e garantir que esteja alinhado com a estratégia da empresa.
Estrutura Hierárquica do Six Sigma

Agora que você já sabe toda a estrutura, que tal se preparar para assumir umas dessas posições em sua empresa? Confira nossos programas de certificação!  Nos acompanhe também no FacebookInstagram Linkedin para ficar sempre atualizado dos nossos conteúdos.

Comentários
Posso ajudar?