Conheça 3 benefícios do treinamento in company

Compartilhe nas redes sociais:

A atualização da equipe de colaboradores e o desenvolvimento de competências permite que as empresas implementem processos inovadores e saiam à frente da concorrência. Além disso, é possível fidelizar e conquistar novos clientes e trabalhar em mercados pouco explorados com mais propriedade. Por isso, é importante conhecer os benefícios do treinamento in company.

O progresso do capital humano é encarado de forma cada vez mais estratégica pelas empresas. Para que o investimento tenha retorno real para os grupos de trabalho, além de aplicações práticas, é necessário escolher uma boa empresa de consultoria.

Pensando nisso, preparamos este artigo para você conhecer os benefícios do treinamento in company e poder aplicá-lo em sua empresa. Boa leitura!

Entendendo o treinamento in company

Nortegubisian trabalha com três modalidades de capacitação. No treinamento aberto é definido um tema e oferecido para o mercado datas em que a preparação vai acontecer. Assim, o público interessado faz a inscrição e o treinamento é realizado nas dependências da Nortegubisian ou em um local parceiro.

Outra modalidade é o treinamento EAD (ensino a distância). Quem não tem tempo, mas quer fazer o curso, principalmente pessoas físicas, pode utilizar essa opção.

Por fim, temos o treinamento in company, voltado especificamente para a demanda de uma empresa que quer treinar um grupo de pessoas — seja uma equipe específica ou multidisciplinar — sobre um determinado assunto, método ou ferramenta de melhoria contínua. Esse treinamento acontece nas dependências da companhia solicitante.

Benefícios do treinamento in company para funcionários e empresa

As empresas que buscam o treinamento in company atualizam seus colaboradores de forma customizada, com base nas demandas organizacionais, como mudanças, ajustes, expectativas e outros aspectos. Confira outros benefícios, a seguir!

1. Oferece material customizado

Um dos principais benefícios do treinamento in company é que o material é oferecido com foco muito mais customizado para as necessidades do cliente, diferentemente de um treinamento aberto. No último caso, é necessário seguir uma linha pré-determinada e, como participam empresas de diferentes setores, os exemplos são mais genéricos.

O curso in company normalmente é antecedido por uma visita à companhia para conhecer o seu processo e as dores que impulsionaram a necessidade desse treinamento. Dessa forma, é possível conhecer a realidade do cliente e o dia a dia do público-alvo, além de explorar as principais dificuldades dos colaboradores.

Com essas respostas antecipadas, a confecção do material é direcionada para a realidade da empresa. Então, os exemplos citados são reais e semelhantes aos problemas e processos existentes dentro da companhia, de acordo com a experiência da Nortegubisian.

É importante mostrar que essas dificuldades não são exclusivas da empresa e apontar quais soluções já foram adotadas para resolver as situações. Isso instiga a criatividade e o pensamento lateral das pessoas, para que elas possam pensar em saídas similares para o seu dia a dia.

Assim, tudo é customizado para a realidade, o setor e os processos existentes na companhia, trabalhando com dinâmicas que abordam esses segmentos e fazendo analogias com empresas ou projetos similares que já foram estudados no passado.

2. Traz aderência para a empresa

A customização traz uma aderência bastante grande para a empresa, pois os colaboradores não precisam fazer abstrações para entender o conceito. O que isso significa?

Nos treinamentos abertos, os exemplos dados podem não ser aplicáveis à realidade da organização. Por exemplo, ao falar sobre a troca rápida de ferramentas e explicar como esse processo é realizado em uma máquina, uma pessoa que trabalha em um hospital pode não entender que é possível aplicar esse conceito no centro cirúrgico.

Ao usar na sala de cirurgia as mesmas técnicas aplicadas na máquina, é possível atender os pacientes mais rapidamente. Porém, muitas vezes, o colaborador não consegue fazer essa abstração quando escuta a explicação. Se o treinamento for feito diretamente no hospital, a contextualização será realizada na própria sala de cirurgia, possibilitando que todos entendam melhor.

3. Permite exemplos aplicados na prática

Outra vantagem do treinamento in company é que, por ser realizado na empresa do cliente, existe a possibilidade de fazer visitas durante o processo, em paralelo ao treinamento. Então, os temas que estão sendo abordados podem ser vistos na prática.

Ao fazer um treinamento aberto de mapeamento de processos, por exemplo, é necessário escolher um processo para simular. Se a escolha for por mapear o método de uma fábrica de aviões, as pessoas da indústria siderúrgica vão ter que fazer uma abstração para entender o que está sendo passado.

Entretanto, se o treinamento in company é realizado na siderúrgica, é mais fácil ensinar como é o mapeamento de processos diretamente a partir de um processo da área, sem a necessidade de simulações. Isso traz uma aderência muito mais forte para que as pessoas possam não só receber os conceitos, mas também aplicá-los ao seu dia a dia.

Afinal, ouvir e fazer fornece um aprendizado muito maior do que só escutar. E executar as ações dentro do seu próprio processo permite uma aderência ainda mais significativa.

Pré-requisitos para levar em consideração ao escolher a empresa

O grande diferencial do curso in company, que também é o diferencial da Nortegubisian, é o treinamento “hands on” — mão na massa, em inglês. Muitas empresas de consultoria ou de capacitação fazem o treinamento baseado em conceitos, teorias e exemplos que, ao final, são transformados em uma apostila que você guarda na gaveta e pronto.

Isso não traz retorno do investimento para o cliente, pois depende de um esforço, muitas vezes individual, de quem fez o treinamento para sair da inércia, tomar uma atitude, pegar aqueles conceitos e tentar transformá-los em realidade.

Em todos os treinamentos da Nortegubisian a teoria é ensinada utilizando uma dinâmica lúdica, aderente ao processo da empresa e, logo em seguida, a ideia de mão na massa é aplicada dentro da realidade da empresa. Para isso, é necessário entender os conceitos, fazer a dinâmica, compreender como o processo funciona e, então, elaborar um piloto.

Esse piloto consiste em ir até a operação da empresa e aplicar a ferramenta ensinada diretamente em uma parte do processo. Isso é chamado gemba — uma palavra japonesa que significa “onde as coisas acontecem”.

Dessa forma, é possível realizar pequenas melhorias com o tema do treinamento e deixar para a equipe um plano de ação com os pontos que não foram feitos, por dependerem de um pouco mais de planejamento. Ao final, o grupo normalmente apresenta para o gestor o plano que foi resultado do processo de capacitação.

Isso gera o comprometimento e a integração da equipe com o gestor, garantindo que aquele planejamento será desenvolvido, e quais são os resultados e as metas desejadas. Assim, o curso deixa um legado e a perspectiva muito mais concreta do retorno do investimento do curso de capacitação.

Dessa forma, o mais importante é a relação entre o conceito, o lúdico e a aplicação, que deixa um plano de ação, ou seja, um legado para a empresa transformar aquela capacitação em algo real e trazer resultado para uma parte do seu processo. Esse é o grande referencial da Nortegubisian.

Os benefícios do treinamento in company mostram que essa capacitação é uma opção estratégica para atualizar os colaboradores e agregar valor ao negócio. O ensino é organizado sob medida para atender aos objetivos de qualquer empresa e satisfazer suas necessidades.

Gostou de conhecer o treinamento in company? Quer contar com uma consultoria capaz de promover a transformação de seus objetivos de negócio em resultados efetivos? Então, entre em contato conosco!

Comentários
Posso ajudar?