Case de Sucesso: Como a Nortegubisian ajudou a Motus Serviços a ganhar produtividade?

Compartilhe nas redes sociais:

Com 5 anos de parceria, a Motus Serviços conheceu a Nortegubisian por meio de um cliente da área técnica que também era parceiro da empresa. O convite para o trabalho em conjunto aconteceu por afinidade e para manter a sinergia.

A Nortegubisian atua em consultoria e treinamento em melhoria de processos e excelência organizacional — exatamente o que a Motus Serviços precisava. O objetivo é auxiliar os clientes a gerar a transformação do seu negócio por meio de soluções efetivas, selecionando e aplicando as decisões mais adequadas.

Continue a leitura e conheça como aconteceu mais um case de sucesso. A entrevista foi realizada com Williams Anticona, gerente de operações da Motus Serviços.

Desafios

Foi a primeira vez que a Motus Serviços atuou em conjunto com a Nortegubisian. A empresa já trabalha há 15 anos na área de logística têxtil, com todo o processo administrativo, desde o recebimento de contêiner até a expedição para lojas ou outros centros de distribuição, de acordo com a necessidade do cliente.

A companhia surgiu no Rio de Janeiro entre os anos de 2002 e 2004 e chegaram a São Paulo em 2011 como Motus — nome anterior ao conhecido hoje. Com a mudança de estado, o número de funcionários passou de 100 para mais de 300. Com isso, outros clientes e novos desafios surgiram.

Problemas encontrados antes da parceria

Com a maior dimensão da empresa e com o desenvolvimento dos processos, foi necessário fazer uma análise mais completa e detalhada. Com relação a esse aspecto, Williams afirma que “não tínhamos profissionais preparados para poder olhar os detalhes, enxergar ganhos de produtividade e melhorar os processos. Por isso, trouxemos uma empresa de consultoria”.

Tanto o foco da empresa quanto o perfil do trabalhador que estava na gestão era mais de execução e operação. Nesse sentido, faltava alguém que trouxesse novas estratégias e melhoria contínua dos processos com foco no ganho de produtividade.

Assim, a Nortegubisian trouxe uma forma de enxergar o processo que até então a Motus Serviços não havia enxergado. Nas palavras de Anticona, isso “foi bom porque houve o estudo técnico detalhado sobre a operação e o primeiro encontro ocorreu entre 2015 e 2016”.

O processo é bastante manual, existem 150 auxiliares de produção fazendo o trabalho de colocar uma etiqueta, um cabide e um alarme na roupa. As etapas são muito manuais e repetitivas, e, dependendo do tipo de produto, muda a forma de colocar a etiqueta e o cabide. As atividades repetitivas aumentam a monotonia do processo e impactam diretamente na perda de produtividade ao longo do dia, por exemplo.

Soluções

Como são vários processos em um só, antigamente apenas uma pessoa era selecionada para fazer todas as atividades do início ao fim. Com a vinda da Nortegubisian, a Motus Serviços entendeu que é necessário fazer esse processo de forma a melhorar o desempenho do auxiliar.

Depois de um intenso trabalho de Estudo de Tempos e Métodos, agora, cada pessoa fica responsável por uma atividade, ou seja, uma coloca o preço, outra o cabide e a terceira o alarme. Williams lembra que “dependendo do produto e da velocidade de cada atividade, a Nortegubisian trouxe para nós uma forma de organizar a linha de produção e gerar produtividade”.

Benefícios

Quando questionado por que não trocaria essa ferramenta por nenhuma outra no mercado, Williams garante: “é uma atividade que não encontramos a tecnologia ou o processo automatizado que possa executá-la, até porque o mercado é bem restrito nesse sentido e acredito que não tenha da forma como gostaríamos. É tudo muito manual. Com a longa parceria, a Nortegubisian já conhece o meu negócio e fica muito mais fácil trazer alguma novidade, algo que o mercado não tenha e que eu possa ter.”

O gerente ainda reforça que “quando você traz uma empresa pela primeira vez, o trabalho é muito mais longo, pois é necessário conhecê-la primeiro, fazer o estudo e a análise. Já com a Nortegubisian, toda vez que temos um processo para melhorar sabemos que podemos chamá-los, até pelos profissionais que eles trazem para fazer o trabalho.

São pessoas que têm muito conhecimento e vasta experiência, por isso eles estão fazendo um novo trabalho em outro setor. Já é a quarta vez que convidamos a Nortegubisian para nos ajudar em nossos desafios, porque eles entendem os nossos processos e a nossa linguagem, o que facilita a troca de ideias para ter um resultado melhor”.

Outra questão apontada foi o ganho de produtividade. A Motus Serviços conseguiu atender aos parâmetros que um dos seus clientes estava impondo. Com isso, o fluxo de processos ficou mais dinâmico, a empresa passou a se aperfeiçoar e a sempre buscar a melhoria contínua.

Ainda nas palavras de Williams, “o grande conceito que a Nortegubisian deixou, com certeza, trouxe para nós ganhos de fluxo de processos e produtividade. Quando achamos necessário, chamamos a empresa para auditar o processo e analisar se está de acordo com o trabalho feito”.

Parceria com a Nortegubisian

A Motus Serviços trabalha na logística têxtil, com clientes como  C&A, Pernambucanas e Zara. A postura da Nortegubisian é algo que a empresa gosta muito, pois é sempre feito um diagnóstico preciso e ações são muito mão na massa, com o envolvimento de todos.

Com isso, é possível mostrar a previsão de ganho e dar transparência na venda do serviço. Segundo o gerente, as demais consultorias que foram até o local falaram a respeito de ganhos que ele sabia que seriam inviáveis para o momento.

“A nossa experiência tem sido bem satisfatória, por isso estamos no quinto ou sexto projeto em conjunto. Nós temos, inclusive, outros que estamos tratando, mas que estão no início e pretendemos levar a Nortegubisian como nossos parceiros para os clientes que temos em outros lugares.”

A consultoria apresenta o trabalho de forma estruturada. Temos reuniões quinzenais de projetos e agora estamos fazendo um plano de estudo de melhoria de um setor com reuniões quinzenais para verificar os avanços do trabalho, as projeções de ganhos e o que precisa ser melhorado em conjunto com o pessoal da operação.

Há uma sinergia com a presença da Nortegubisian e o nosso pessoal também garante essa abertura para os consultores entrarem e fazerem o seu trabalho”, afirma Anticona.

Com tantos benefícios, é fácil perceber como a parceria com a Nortegubisian pode fazer com que a sua empresa melhore os processos e se desenvolva. Nosso objetivo é garantir que o cliente alcance o sucesso.

Se você se interessou pelo assunto e quer saber como receber uma consultoria exclusiva para a sua empresa, entre em contato conosco! Será um prazer buscar soluções para o seu negócio.

Comentários
Posso ajudar?