6 Lições para a Carreira da Melhoria Contínua

Compartilhe nas redes sociais:

Aulas de Voo e Princípios da Melhoria Contínua

Quando comecei a escrever este artigo, eu estava preso fora do meu estado devido aos ataques do 11 de setembro nos Estados Unidos. Na época, eu estava com dificuldades no caminho da minha própria carreira, pensando se eu estava seguindo o rumo correto.

Enquanto as redes nacionais cobriam os ataques, meu primeiro pensamento foi na equipe dos voos e nas famílias das vítimas. E tudo aconteceu perto de casa, já que meu marido é piloto corporativo. Felizmente, neste dia ele estava no chão quando os acidentes aconteceram.

A carreira de 16 anos do meu marido como piloto profissional e aqueles cujas carreiras não existem mais me ensinaram algumas lições importantes:

1. Faça da atualização de suas habilidades uma tarefa constante

A Administração da Aviação Federal requer treinamento recorrente para pilotos de companhias aéreas e fretamentos, então a cada seis meses é hora de voltar a escola. Este é o único jeito de ter certeza que os pilotos estão atualizados com as revisões de políticas, procedimentos e regulações.

Pense nisso como um profissional da área de melhoria contínua. Os Programas de Melhoria Contínua, como o Lean e o Six Sigma, por exemplo, requerem treinamento para serem executados e avaliados de maneira efetiva. Quantas das nossas organizações fazem isso? E quantos de nós fazemos?

2. Conheça seu avião (seu produto – você mesmo)

Todos os pilotos que conheci não aceitariam tomar controle de um avião sem ter um extenso conhecimento de seu equipamento. Por que você deveria mudar ou modificar a direção da sua carreira sem um conhecimento extenso de você mesmo?

3. Acesse suas qualidades e seus defeitos

Quais são suas habilidades e seus diferencias? No que as outras pessoas da organização podem contar com você? Que tarefas você não consegue fazer porque não tem a habilidade ou o conhecimento? Que tarefas você simplesmente não gosta de fazer?

Fazer uma avaliação detalhada da sua situação é obrigatório. Se o piloto não gosta do avião que ele vê, então o avião não merece subir ao ar. Se você não gosta do que vê em você mesmo, então sua rota de voo pode não ser “digna de carreira” ou pelo menos não estar nos caminhos certos para seus objetivos.

4. Mantenha suas rodas presas ao chão até o momento certo

Aviões não saem do chão enquanto o piloto não dá um aval final para remover os calços (bloqueios nas rodas). O avião fica firme no chão até o momento certo de partir.

O mesmo se aplica a carreiras ligadas à Melhoria Contínua. Precisamos ficar firmes quando levamos os conceitos de melhoria para casa. Siga a mesma abordagem, não seja um profissional não confiável. Consistência no seu trabalho e crença na sua causa são o que te mantém no chão.

5. Confira suas medidas regularmente

Pilotos devem completar conferências (preflight checklists) antes, durante e após o voo. Essas conferências têm que ser feitas sempre com propósitos tanto preventivos quanto corretivos. Qualquer indicação de problemas ou melhorias são identificadas imediatamente. Pilotos menos experientes podem aprender muito sobre sua profissão trabalhando com o capitão que está no comando.

Você checa as medidas da sua carreira regularmente? Você sabe como fazer benchmark de você mesmo contra os outros na profissão? Leia os anúncios de vagas de emprego nos jornais e internet. Veja se suas habilidades, educação e experiência são listadas. Eu faço isso regularmente para manter minha carreira atualizada.

6. Trace um caminho de voo direto com seus olhos no céu

Manter um avião na reta é uma das habilidades de voo mais importantes. Isso me ensinou a observar a medida do horizonte no painel de instrumentos. Lembra a linha de um gráfico. Enquanto eu mantivesse a medida na linha reta e estivesse de olhos no céu à frente, eu poderia encarar qualquer situação.

A sua carreira na Melhoria Contínua segue o mesmo padrão? Trabalhe e mire em direção a um objetivo. O céu é o limite para profissionais competentes que se mantém firmes e voam em uma linha reta.

Essas seis lições podem te ajudar. Lembre-se que somente você pode alterar o caminho da sua carreira. Outros podem influenciar o que você faz ou como faz, mas só você pode fazer a abordagem final e proporcionar uma aterrissagem suave. Capacite-se sempre!

(Artigo traduzido e adaptado da revista Quality Progress de dezembro de 2001, por Teresa Whitacre)

Acompanhe a Nortegubisian no InstagramFacebook e LinkedIn para ficar sempre por dentro das novidades. Todos os nossos conteúdos podem te ajudar a alcançar o sucesso. 

Comentários
Posso ajudar?