Sistema Just in Time: Como Esse Método te Ajuda a Reduzir Custos

Compartilhe nas redes sociais:

As indústrias atuais, devido à grande pressão exercida pelo mercado, estão cada vez mais em busca de reduzir os custos dos seus processos produtivos e otimizá-los. Essa melhoria contínua é um objetivo almejado em todo o processo de produção, incluindo a venda dos custos do produto.

Levando-se em consideração esse objetivo, alternativas que atuam nos diversos estágios de produção têm surgido no setor industrial e, como um dos métodos mais eficazes, podemos citar o sistema Just in Time, que tem se destacado entre os demais.

E se você pretende reduzir os custos de fabricação e montagem, tornando a sua indústria ainda mais lucrativa, fique atento a este post, pois nós o desenvolvemos com o objetivo de explicar como o método Just in Time pode ajudar dentro de uma empresa. Continue lendo para saber como isso é possível!

O que é o sistema Just in Time?

Também conhecido como “JIT”, esse sistema surgiu no Japão na década de 70. Suas pesquisas foram idealizadas pela Toyota Motor Company, que também desenvolveu o método que conhecemos hoje.

De forma mais clara, para explicar o que o termo significa, precisamos dizer que consiste em “produzir somente o necessário”. Entretanto, apesar de parecer um conceito extremamente simples, necessita de um método baseado na elaboração de um complexo planejamento com o objetivo de eliminar todo o desperdício resultante da atividade industrial, buscando lotes cada vez menores.

A partir dessa organização, há uma melhoria progressiva dos processos operacionais, pois a produção estará concentrada na quantidade exata demandada, o que evita os excessos e aumenta a qualidade dos produtos.

Quais sãos as principais características desse método?

Como você pôde perceber, muito mais do que uma técnica ou um conjunto de técnicas da administração da produção, o Just in Time é uma filosofia, que inclui aspectos de administração de materiais, gestão da qualidade, arranjo físico, projeto do produto, organização do trabalho e gestão de recursos humanos. Algumas das práticas gerenciais do JIT são:

  • Produção sem estoques;
  • Eliminação de desperdícios;
  • Manufatura de fluxo contínuo;
  • Esforço contínuo na resolução de problemas;
  • Melhoria contínua dos processos.

Quais são as vantagens de utilizá-lo?

A melhoria contínua do processo produtivo na filosofia JIT se dá por meio de uma busca incessante do desenvolvimento das características citadas acima, principalmente no que se diz respeito a redução dos estoques, os quais tendem a camuflar problemas de qualidade, quebra e preparação de máquina.

Portanto, utilizar esse método na empresa traz algumas vantagens resultantes de uma produção mais ágil que implica em uma consequente redução de custos. Podemos citar como exemplos desses benefícios:

  • Redução de defeitos;
  • Redução dos tempos de preparação (SET UP);
  • Redução drástica nos níveis de estoques;
  • Melhor aproveitamento do espaço e redução da movimentação;
  • Diminuição das quebras de máquinas;
  • Redução do lead time;
  • Fluxo contínuo.

A única desvantagem existente no sistema Just in Time é a impossibilidade de utilizá-lo em situações cuja demanda é incerta.

Como o método pode ajudar uma empresa a reduzir gastos?

Como o sistema Just in Time  pode ajudar uma empresa a reduzir gastos?

A partir da melhoria contínua do processo produtivo com a utilização do método Just in Time, haverá algumas repercussões na redução dos custos da produção. Mas como isso acontece?

A aplicação desse sistema põe fim ao desperdícios enfrentados por uma empresa que geram aumento das despesas. Entre as soluções geradas pelo método, podemos citar:

Redução de superprodução

Produzir somente o necessário, alinhado com a demanda do cliente, evita a superprodução que, por si só, já representa uma grande ajuda na diminuição dos custos.

Redução de esperas

A filosofia JIT coloca ênfase no fluxo de materiais e não nas taxas de utilização dos equipamentos, os quais somente devem trabalhar se houver necessidade. A sincronização do fluxo de trabalho e o balanceamento das linhas de produção contribuem para eliminação deste tipo de desperdício.

Redução de transporte

A atividade de transporte e movimentação de materiais não agrega valor ao produto produzido e é necessária devido a restrições do processo e das instalações. Essas atividades podem ser reduzidas ou eliminadas através da elaboração de um arranjo físico adequado que minimize as distâncias a serem percorridas.

Aumento de produtividade

A filosofia JIT adota metodologias de estudo que visam alcançar economia e consistência no movimento dos operadores. A economia dos movimentos aumenta a produtividade e reduz os tempos associados ao processo produtivo.

Redução de produtos defeituosos

Produtos defeituosos significam desperdício de materiais de mão de obra de disponibilidade de equipamentos, de movimentação e armazenagem de materiais defeituosos, inspeção de produtos e outros. O JIT incentiva a adoção de dispositivos a prova de falhas, os quais procuram evitar os erros causados na operação.

Redução de estoques

Estoques significam perda de investimento e espaço. Eliminando todos os outros desperdícios destacados acima, reduz-se, por consequência, os desperdícios de estoque.

Diante disso, ficou claro que a adoção do sistema Just in Time é extremamente benéfica para a redução de custos em uma empresa. E, para saber como implantá-lo, veja abaixo algumas dicas!

Como implantar o sistema na minha empresa?

Como implantar o sistema Just in Time na minha empresa?

A implantação do sistema JIT requer um enfoque sistêmico e deve considerar os seguintes aspectos:

Comprometimento da alta administração

O sucesso da implantação se deve ao patrocínio da alta administração e mudanças de atitude em toda a empresa. Integrando diversas áreas e desenvolvendo visão voltada a solução de problemas. Os programas de treinamento suportadas pela alta administração, são de extrema importância para o aprimoramento dos envolvidos.

Medidas de avaliação de desempenho

A forma de avaliar o desempenho dos diversos setores deve ser modificada para ser clara, objetiva e voltada para os critérios do JIT. Taxas de utilização de equipamentos e volume de produção, são exemplos de indicadores que não devem ser utilizados.

Organização do trabalho e gestão à vista

O trabalho em equipe a capacitação das pessoas e a comunicação fácil, são elementos fundamentais para garantir o sucesso da implantação do JIT.

Ênfase nos fluxos

Devem ser criadas estruturas celulares, baseadas nos fluxos naturais de materiais e/ou informações de forma a garantir o fluxo contínuo.

As observações acima são salutares para que o sistema funcione da maneira esperada e torne o processo mais eficiente. Ademais, implantar o sistema Just in Time na sua empresa pode ser a melhor solução se você objetiva uma redução de custos na produção.

Você gostou das nossas informações sobre o método JIT? Agora, aproveite para acessar nossas redes sociais: Linkedin, Facebook e Instagram para conhecer outros métodos de redução de custos, não se esqueça de compartilhar, temos certeza de que também será útil a alguns dos seus amigos!

ead nortegubisian
Comentários
Posso ajudar?