Case de Sucesso: Revisão do planejamento estratégico de transportadora de cargas

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No último trimestre de 2022, iniciando uma nova parceria, a Nortegubisian teve o desafio de revisar o planejamento estratégico de importante empresa do setor de transportes rodoviário de cargas. Com esse trabalho, ambas as partes compartilham a visão de transformar dificuldades em oportunidades.

Nesse contexto, o projeto inicia com a Nortegubisian assumindo o papel de mentoria durante a revisão do planejamento estratégico, empregando métodos e ferramentas para traçar estratégias robustas. O foco principal é desenvolver um plano de ação eficaz que não apenas abrace as metas para o próximo ano, mas também construa um cenário que favoreça a evolução sustentável e alinhada com as demandas dinâmicas do mercado de transporte.

A transportadora, foco do projeto, está há mais de 50 anos no mercado e destaca-se pela qualidade de seus serviços prestados em todo território brasileiro, principalmente para clientes das indústrias químicas, alimentícia e automotiva.

Confira como esse trabalho foi desenvolvido!

Desenvolvimento do trabalho

O projeto foi iniciado com a formação da Comissão do Planejamento Estratégico (PE), composta por colaboradores chaves selecionados e equipe da Nortegubisian. Assim que formada a comissão, foram apresentadas as etapas a serem seguidas durante a formulação do PE e validado em conjunto o cronograma das atividades, que incluía os treinamentos e workshops para uma construção ativa e participativa em todas as etapas do método.

A formulação e revisão da estratégia não possui um método único, podendo variar tanto a ordem a ser seguida das etapas quanto as ferramentas que são aplicadas. A abordagem deste projeto foi escolhida com base em diferentes fatores, incluindo a natureza da empresa, sua cultura, o contexto do setor e a disponibilidade e características dos colaboradores participantes. O método utilizado foi dividido em 5 etapas, conforme Figura 1.

Estrutura do método de planejamento estratégico
Figura 1 – Estrutura do método de planejamento estratégico

Declaração da missão, visão e valores

Na primeira etapa ocorreu a declaração da missão, da visão e dos valores que norteiam a organização a longo prazo. A Comissão do PE recebeu treinamento completo antes do workshop, abordando a teoria e a prática dessa etapa. A declaração da missão é fundamental, pois define o propósito da organização, explicando por que ela existe e qual é seu valor. A visão é a imagem de longo prazo do que a organização deseja alcançar, ou seja, uma descrição do futuro ideal. Alinhados com a missão e visão, os valores da organização são princípios fundamentais que guiam o comportamento e as decisões.

Separados em grupos, a Comissão do PE chegou em consenso que a razão do negócio são as entregas e, o diferencial, as soluções inteligentes e personalizadas, dessa forma a missão declarada enfatizou a entrega de soluções inteligentes aos clientes na área de transportes assegurando que as ações devem ser tomadas como foco em segurança e sustentabilidade.

Em seguida, a comissão identificou que a empresa já é uma referência dentro do mercado pela qualidade e flexibilidade de seus serviços tendo como cerne a inovação e a preocupação com o desenvolvimento das pessoas. A visão definida para a empresa foi de manter-se como referência no mercado por conta dos serviços prestados, através da constante inovação dos processos e desenvolvimento dos colaboradores.

Por fim, a dinâmica para declaração dos valores foi com base no sentimento de cada colaborador. Em outras palavras, cada membro da comissão trouxe sugestões dos colaboradores de suas áreas específicas e, de forma colaborativa, esses valores foram oficialmente declarados.

Análise estratégica do ambiente

A segunda etapa do método teve início com a análise do ambiente externo, destacando a identificação de oportunidades e ameaças que impactam o negócio. Para guiar a comissão, os componentes foram separados em: (1) análise PESTEL, (2) análise do ambiente operacional e (3) análise do ambiente intelectual.

Após o treinamento, cada membro da comissão sugeriu pelo menos uma oportunidade e uma ameaça para cada um dos 13 componentes, totalizando 138 oportunidades e 132 ameaças. As oportunidades foram priorizadas de acordo com grau de atratividade e probabilidade de sucesso (Figura 2). Enquanto as ameaças de acordo com grau de relevância e probabilidade de ocorrência (Figura 3).

Planejamento Estratégico: Matriz de oportunidades
Figura 2 – Matriz de oportunidades
Planejamento Estratégico: Matriz de ameaças
Figura 3 – Matriz de ameaças

Em relação a análise do ambiente interno, a Comissão do PE teve como responsabilidade levantar os pontos fortes e fracos da organização classificados em seis aspectos: organizacionais, comerciais, pessoais, operação, financeiros e tecnológicos. No total foram identificados 87 pontos fortes e 77 pontos fracos que podem ser influenciados pela organização, diferente dos fatores ambientais externos.

Para complementar a análise do ambiente, a Nortegubisian preparou um diagnóstico da concorrência com objetivo de avaliar o cenário competitivo no qual a empresa está inserida. Foram levantados 16 concorrentes que operam no transporte rodoviário de cargas do tipo lotação, com atuação em pelo menos um dos segmentos-alvo (agroquímico, automotivo ou alimentício) e tamanho de frota similar.

Prototipagem dos cenários

A elaboração dos protótipos dos cenários teve início com a condução de um treinamento sobre a ferramenta da matriz SWOT, explorando as estratégias que emergem da combinação de oportunidades, ameaças, pontos fortes e pontos fracos (Figura 4).

SWOT e diferentes tipos de estratégias do planejamento estratégico
Figura 4 – SWOT e diferentes tipos de estratégias

Essa metodologia possibilitou a visualização de diversas combinações entre fatores internos e externos, oferecendo uma visão completa de potenciais direções estratégicas. No total, foram examinadas 59 combinações que envolvem oportunidades ou ameaças em conjunto com pontos fortes ou fracos, distribuídas entre as estratégias de investimento, melhoria, monitoramento e defesa (conforme ilustrado na Figura 5).

Figura 5 – Distribuição das combinações da matriz SWOT

Definição das iniciativas do planejamento estratégico

A prototipagem de cenários, realizada por meio da aplicação da matriz SWOT, gerou uma riqueza de insights que se traduziram em 12 iniciativas estratégicas robustas e alinhadas com os desafios da organização. Cada iniciativa foi concebida com base em uma análise minuciosa da interação entre os fatores internos (pontos fortes e fracos) e externos (oportunidades e ameaças). Estas iniciativas estratégicas abrangem uma gama diversificada de áreas, incluindo inovação tecnológica, eficiência operacional, expansão de mercado e gestão interna.

Essas iniciativas, concebidas durante o processo de prototipagem, não apenas refletem uma compreensão profunda dos desafios enfrentados pela organização, mas também estabelecem um caminho claro em direção à excelência e crescimento sustentável. Apresentado na Figura 6, o mapa de relação das iniciativas demonstra uma abordagem organizada e sinérgica, onde as iniciativas interagem de maneira coesa para maximizar os resultados desejados.

Figura 6 – Mapa de relação das iniciativas estratégicas

Estruturação dos planos A3

A última etapa deste projeto de revisão do planejamento estratégico foi estruturar os planos de ação a serem executados pela empresa para atingir os objetivos estratégicos. A Comissão do PE recebeu capacitação sobre a ferramenta do Plano A3, uma ferramenta visual de gerenciamento de informações e planos de ação que possui abordagem simplificada, foco na resolução de problemas e ênfase na comunicação padronizada (Figura 7).

Figura 7 – Estrutura do Plano A3

Para cada iniciativa estratégica definida foi elaborado um plano de ação utilizando Plano A3 com prazos para as ações, responsáveis, recursos necessários, indicadores e metas.

Os Planos A3 estruturados foram apresentados pelos seus respectivos responsáveis e validados pela diretoria em evento de formalização do planejamento estratégico. Esta última etapa é fundamental para garantir que a estratégia seja compreendida, apoiada e implementada com sucesso em toda a organização.

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