Hoshin Kanri e Matriz X

Compartilhe nas redes sociais:

Introdução

O método Hoshin Kanri está entre as ferramentas mais poderosas do arsenal Lean para uma gestão estratégica eficaz. Quando implementada adequadamente, ela preenche a lacuna entre estratégia e execução, criando alinhamento e foco.

curso-hoshin-ead

A maneira mais popular de implementar o Hoshin Kanri é aplicar a matriz X. Nos parágrafos seguintes, você aprenderá o que é a matriz Hoshin Kanri X, como ler e como obter o máximo disso.

O que é a Matriz X

A matriz Hoshin Kanri X é um documento de uma única página que inclui metas, estratégias, projetos estratégicos (iniciativas) e responsáveis. Na gestão Lean, o objetivo de aplicar a matriz X é alinhar as necessidades de longo prazo com iniciativas estratégicas, identificar as atividades mais importantes ao longo do caminho e listar as métricas que você precisa melhorar.

Uma matriz X típica é exemplificada pela figura a seguir:

Exemplo de Matriz X em branco

O nome da matriz vem do X que a divide em quatro quadrantes principais:

  • metas de longo prazo (sul);
  • objetivos anuais (oeste);
  • prioridades de nível superior (norte);
  • métricas para melhorar (leste).

Nos cantos da matriz são visualizadas as dependências entre as atividades em cada seção. No lado direito do diagrama, são colocados os nomes das pessoas responsáveis pela execução do plano.

Como aplicar a Matriz X?

Etapa 1: Defina a visão estratégica e os objetivos do negócio

Você deve começar com os objetivos de longo prazo (normalmente entre 3 a 5 anos) de sua equipe.

Relacione-os no quadrante inferior da matriz e tenha em mente que cada iniciativa terá um grande número de tarefas menores que sua equipe terá que processar antes de atingir a meta.

Etapa 2: Definir Principais Objetivos a Médio Prazo

Depois que suas metas de longo prazo estiverem definidas, prepare os objetivos mais importantes que você pretende atingir em um período de tempo mais curto (por exemplo, 1 ano) e coloque-os no quadrante esquerdo da matriz Hoshin.

Etapa 3: Defina ações e métricas de curto prazo

Em seguida, preencha o quadrante superior com as atividades mais importantes que sua equipe precisa concluir para atingir as metas de curto prazo. Esta é basicamente sua lista de tarefas para os próximos meses.

O quadrante direito é para as métricas que o manterão no caminho durante o tempo em que você está executando as metas da empresa.

Etapa 4: Concordar com os principais indicadores de desempenho

Ao lado das principais métricas, você precisa listar os principais interessados que serão responsáveis por liderar a conclusão das atividades no quadrante superior da matriz.

Recomenda-se que você liste apenas as pessoas responsáveis pela entrega bem-sucedida do trabalho da equipe ou simplesmente os líderes de equipe, gerentes e proprietários do processo.

Etapa 5: Conectando os Pontos – Marque as Dependências

Por último, é necessário especificar as dependências entre cada parte da matriz. É recomendado começar com a criação de uma legenda dos diferentes marcadores de correlação que conectarão cada quadrante ao próximo.

Por exemplo, você pode listar uma maneira primária e secundária de correlação. Para distinguir um do outro, use figuras diferentes para visualizá-los (círculos, triângulos, quadrados, etc.). É possível aplicar todos os tipos de figuras geométricas, mas lembre-se de que a matriz precisa permanecer transparente e que todas as pessoas devem entender as informações rapidamente.

Para marcar as dependências entre os quadrantes em sua matriz Hoshin Kanri X, você precisa colocar uma figura apropriada nos quadrados nas interseções entre cada quadrante nos cantos do diagrama.

Agora que você entendeu o que é e como funciona uma Matriz X Hoshin Kanri, faça o download de um modelo pronto para usar!

Também nos siga nas redes sociais (LinkedInFacebook Instagram) para acompanhar nossas publicações!

Comentários
Posso ajudar?