Diferenças Entre os Métodos Lean e Six Sigma

Compartilhe nas redes sociais:

Há quanto tempo você sabe que a sua empresa precisa produzir mais assegurando a qualidade, a competitividade e a economia? Sabemos que racionalizar os processos de negócios e eliminar os desperdícios é uma busca constante das empresas. Para isso, as empresas adotam algumas filosofias, como Lean e Six Sigma, para melhorar os resultados. Você já ouviu falar delas?

Em comum, ambos os conceitos são amplamente empregados em corporações do mundo inteiro. Na verdade, podemos afirmar que eles têm objetivos distintos, porém complementares. Neste artigo, você descobrirá as principais diferenças entre Lean e Six Sigma e como eles podem ser a solução de que sua empresa precisa para conquistar o sucesso permanente e duradouro. Boa leitura!

O que é Lean Thinking?

O conceito de Lean nasceu com o toyotismo. À época, entre 1948 e 1975, ele nem tinha esse nome, que veio a se popularizar somente em 1990, depois do lançamento do livro “The Machine that Changed the World: The Story of Lean”, no Brasil, “A Máquina que Mudou o Mundo” de James P. Womack e Daniel T. Jones.

A publicação trouxe à tona a Lean Manufacturing ou manufatura enxuta, princípio básico do sistema Toyota de produção, que se mostrou muito mais eficaz e eficiente do que o tradicional sistema de produção em massa do fordismo, por exemplo.

Os autores levantaram sete fontes de desperdício que o conceito Lean Manufacturing combate. Esses princípios são adotados ainda hoje pelas empresas que almejam diminuir os custos e melhorar continuamente. Conheça-os.

Superprodução

Essa é a primeira causa de desperdício. As empresas devem evitar a todo custo produzir além do necessário. A alta demanda de produção para consumo futuro é um fator que gera custos altíssimos.

Defeitos

As falhas também são outros elementos que encarecem a sua produtividade. A Lean Manufacturing busca, a todo custo, evitar erros nos processos, desde os internos até os que atingem o cliente, como a qualidade do produto final.

Estoque

Sabe aquele pátio lotado de carros ou o estoque abarrotado de matéria-prima ou produtos prontos para o consumo? O toyotismo julga desnecessário. A ideia é trabalhar somente com o essencial para a produção atual, de acordo com a demanda.

Processos

Quanto mais simples, melhor. A Lean Manufacturing interrompe processos rebuscados cujas ferramentas são utilizadas de forma incorreta. Abordagens mais descomplicadas são sempre as que dão melhores resultados e evitam dispêndios.

Transporte

O conceito Lean padroniza toda a logística das operações, tanto de pessoas como de produtos e até de informações. Ou seja, todo o transporte é visto com especial atenção pois ele interfere no ganho ou na perda de tempo e de esforço.

Esperas

Os períodos de espera também geram déficits. Isso acontece, principalmente, naqueles momentos em que a produção fica parada e a mão de obra fica inativa. Para reverter essa situação, é preciso balancear as operações.

Ambiente

Um ambiente de trabalho desorganizado também influencia no gasto excessivo. É preciso ordenar os espaços para que eles atuem no aumento da produtividade e nos fluxos das operações internas.

O que é Six Sigma?

O Six Sigma é visto como um método e não como um conceito, como o Lean Manufacturing. Para você entender melhor, é como se o Lean tivesse foco na redução dos desperdícios e na melhoria do fluxo do trabalho, enquanto o Six Sigma estivesse diretamente relacionado à qualidade dos processos para diminuir as falhas decorrentes da variabilidade.

Essa estratégia surgiu na primeira metade do século 20, quando o engenheiro americano Joseph Juran percebeu que o foco das empresas deveria ser na qualidade do produto final para os clientes e que, para atingirem esse ponto, era preciso manter a medição e a monitorização dos processos.

O Six Sigma se popularizou depois que passou a ser utilizado em projetos de grandes empresas, como Motorola, 3M, Apple Computers, HP e General Electric. Elas se inspiraram em uma prática determinada por cinco fases que atendem pela sigla DMAIC. Saiba o que ela significa agora.

O que é DMAIC?

DMAIC são as etapas que pertencem ao conceito de Six Sigma que melhoram os processos de qualquer negócio ou ramo de atuação. Essa metodologia estabelece cinco ações: definir, mensurar, analisar, melhorar e processar. Veja:

Definir

Essa primeira letra da sigla DMAIC envolve a definição do escopo do projeto, identificação e desenho do mapa dos processos, além do levantamento dos problemas que afetam o dia a dia da empresa.

Medir

Nessa fase, é importante obter os dados dos processos, priorizar os efeitos indesejados buscar as causas raízes dos problemas.

Analisar

Os dados obtidos na fase anterior são o carro-chefe dessa etapa do Six Sigma. Por meio deles, dá para fazer um mapeamento completo do que provoca os defeitos e de como é possível resolvê-los.

Melhorar

É nessa fase que o gestor pode iniciar os testes a respeito de tudo o que foi identificado nas etapas anteriores. Os experimentos devem ser padronizados visando à melhoria contínua.

Controlar

De nada adianta promover inúmeras mudanças para melhorar a qualidade dos processos se elas não puderem ser monitoradas e controladas para evitar novas falhas. É importante criar padrões e segui-los à risca.

É possível utilizar Lean e Six Sigma na mesma empresa?

Sim. Inclusive, eles se complementam! Já pensou em diminuir os desperdícios da empresa como um todo e ainda aumentar a qualidade dos processos? É a junção perfeita! Logo, Lean Thinking e a Six Sigma podem ser implantadas em conjunto.

Na prática, o gestor poderá se beneficiar da redução da variabilidade e dos defeitos dos processos promovidos pela Six Sigma e aumentar a velocidade de produção com a Lean Manufacturing.

Essas ações integradas podem contribuir, de forma efetiva, para que a sua empresa alcance os melhores resultados. Porém, para implantá-las, o gestor deve ter em mente que o Lean Six Sigma funciona quando aplicado tanto em processos industriais quanto em organizações que prestam serviços.

É importante promover treinamentos e saber que a implantação de ambas as iniciativas gera ativos valiosos para sua companhia. E uma das melhores formas de promover a transformação do seu negócio é por meio da seleção e da aplicação de soluções oferecidas por empresas com expertise na redução de custos, no aumento de produtividade, na diminuição de desperdícios e na melhoria de processos produtivos e administrativos.

Para saber mais sobre Lean e Six Sigma e outros recursos incríveis para a sua empresa, siga-nos no LinkedIn, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Vamos lá!

Comentários
Posso ajudar?