Como estabelecer a missão, visão e valores da sua empresa?

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Conhecidos como tripé de conceitos fundamentais, missão, visão e valores, devem ser bem-definidos pelo líder de uma empresa para que o negócio realmente prospere. O planejamento estratégico, nesse caso, vai direcionar os colaboradores a fim de engajá-los e também vai ajudar a empresa a manter um bom relacionamento com os clientes e demais stakeholders.

É extremamente comum que os gestores confundam essas definições na hora de planejar. No entanto, é imprescindível estabelecer as diferenças entre elas para que se descubra os pilares da companhia, onde ela deseja chegar e o que, de fato, tem importância na sua trajetória.

Pensando nisso, criamos este conteúdo exclusivo com a finalidade de explicar a você como definir missão, visão e valores de um negócio, além de outras informações importantes sobre a temática. Acompanhe o artigo a seguir e boa leitura!

O que significa cada um desses conceitos? O que deve ser levado em consideração?

A missão

Sabemos que uma sociedade empresária é criada com uma razão de existir, cujos princípios servem como norte para direcionar os colaboradores e para dar-lhes foco na execução de suas tarefas. Isso é o que vai tornar uma empresa realizada ou não dentro do seu ramo de atuação.

Entretanto, para que isso ocorra, é necessário que haja uma boa estratégia e um planejamento cuidadoso por parte dos líderes, que, por sua vez, precisam responder a questões simples — como, onde e para quem a empresa deve realizar suas tarefas? — para descobrir qual é a missão da empresa.

Podemos entender que a missão de uma organização é a afirmação concisa do seu intuito fundamental, ou seja, da sua finalidade. Dessa forma, a missão é como se fosse a identidade da companhia, e é uma das coisas que dificilmente vão mudar com o tempo.

Para entender, veja o exemplo da missão da Patrus Transportes Urgentes, uma de nossas grandes parceira: “Contribuir para o sucesso dos nossos clientes e superar as expectativas, desenvolvendo soluções inovadoras e personalizadas em transporte de carga fracionada, gerando valor sustentável a todos”.

A visão

A visão também é muito importante e muitas vezes seu conceito  se confunde com a missão. Isso acontece porque suas definições realmente se assemelham. A visão de uma sociedade empresária pode ser definida como o status quo que ela busca, isto é, um estado futuro almejado por ela.

Dessa maneira, a visão precisa de uma delimitação de tempo para sua obtenção, o que significa que ela, em geral, tende a mudar com o tempo — já que é criada para um ínterim pré-determinado.

A importância de definir a visão da empresa pode ser percebida ao verificar questões como: o que a companhia quer se tornar? Em que direção devemos investir recursos para alcançar objetivos? Assim, a visão deve conter expressamente qual é a aspiração da companhia e o que fazer para que ela se concretize.

Para entender melhor, veja o exemplo da empresa Padtec: “Ser reconhecida como referência global em soluções da camada óptica e consolidar-se como um dos três principais players na América Latina.” A Padtec é parceria da Nortegubisian na implantação do Lean Enterprise.

Os valores

Definida a missão e a visão da empresa, chegou o momento de entender o que são os valores e qual a importância deles para a organização. Primeiramente, é imperioso entender que os valores são espécies de “regras” ou princípios que regem esse jogo — e que não podem ser deixados de lado em hipótese alguma.

Para atingir um objetivo (que é a visão), antes, é necessário estabelecer quais são as convicções e princípios que vão servir como guias de todo o processo, pois eles vão afetar todos os colaboradores e a própria corporação em si.

Nesse contexto, na hora de definir os valores da organização, é interessante sair do lugar comum e estabelecer princípios mais específicos. Valores como ética, produtividade e comprometimento são especialmente óbvios e não há empresa que sobreviva sem eles. Assim, vá além desses conceitos e inove!

Podemos utilizar o caso da Mega Imagem, parceira da Nortegubisian e principal clínica de diagnóstico por imagem da baixada santista, para exemplificar os valores de uma empresa:

  • Honestidade e transparência no cumprimento das políticas e procedimentos da empresa.
  • Respeito e confiança baseados em meritocracia.
  • Sustentabilidade é um desafio.
  • Seja crítico, proativo e inovador.
  • Equipes integradas comprometidas com os resultados.
  • Excelência no atendimento ao cliente.
  • Autodesenvolvimento.
  • Responsabilidade Social.

Qual a importância desses conceitos para a empresa?

Como você deve ter percebido,  a partir da definição desse trio, é possível fazer o planejamento estratégico da empresa e diferenciar o negócio em relação aos demais concorrentes do seu nicho. Além do mais, essa estratégia é extremamente útil ao empreendedor, pois permite que ele consiga refletir acerca da função da companhia para a sociedade, os clientes e os próprios colaboradores.

Dessa forma, estipular missão, visão e valores de uma sociedade é também a melhor forma de manter o engajamento, a motivação e a produtividade da equipe de colaboradores, que vão sempre estar alinhados e integrados se isso ocorrer.

Como defini-los?

A junção dos conceitos de missão, visão e valores é uma boa forma de determinar se a empresa tem uma gestão arrojada e, para defini-los, o gestor precisa adotar as seguintes condutas.

  • saber diferenciar os três conceitos de maneira rápida, clara e objetiva;
  • dedicar-se seriamente à elaboração de cada um dos pilares, aplicando o tempo necessário para tal prática;
  • manter-se focado ao realizar mudanças para que elas não afetem a cultura organizacional da empresa;
  • atrelar metas e objetivos futuros às definições de missão, visão e valores;
  • estabelecer um sonho tangível, concreto, realizável.

Como usá-los no cotidiano da companhia?

Para aplicar esses conceitos à risca no dia a dia da organização, é essencial que todos os membros da equipe estejam alinhados à cultura organizacional. Só assim que essas definições vão ser, realmente, propagadas.

Você, como gestor, precisa deixar tudo claro e manter uma comunicação acessível, além de fiscalizar se tudo está caminhando como o planejado. Porém, para conseguir fazer isso, é primordial buscar um conhecimento verdadeiro sobre esses assuntos. Afinal, como é possível fiscalizar algo que nem mesmo sabe o que é?

Assim, utilize os três conceitos como base de todas as decisões a serem tomadas na empresa — seja em questões como atendimento ao cliente ou na gestão de conflitos internos — pois, dessa maneira, todos os funcionários poderão perceber a importância de segui-los. De igual maneira, o tripé deve orientar, categoricamente, a elaboração de todo e qualquer processo interno.

Da mesma forma que a elaboração e a definição de missão, visão e valores é crucial para o desenvolvimento do negócio, também o é a divulgação desses pilares entre os gestores e colaboradores. Assim, a empresa consegue se manter em alta no mercado e ainda integra a sua equipe, o que traz bons resultados para todos os envolvidos no processo.

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