Como criar uma cultura de solucionadores de problemas?

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Você acha que suas equipes estão perdendo uma quantidade enorme de tempo e esforço resolvendo os mesmos problemas repetidamente? Quase sempre é feito um esforço enorme para tratar os efeitos de um problema ao invés de se fazer uma revisão sistemática dos processos para encontrar a causa raiz? As pessoas estão tirando conclusões precipitadas e chegando a soluções baseadas em suposições, achismos e adivinhações?

Se você respondeu sim a qualquer uma das perguntas, a causa raiz dos seus problemas pode estar na cultura da sua empresa. Por isso, preparamos um texto com algumas dicas importantes para criar uma cultura de solucionadores de problemas em sua organização.

Encare o problema como uma oportunidade de melhoria

No livro de Pesquisa Operacional, método analítico de solução de problemas e tomada de decisão, é possível encontrar uma das melhores definições de problema. Um problema é a diferença entre o estado atual e o estado desejado.

Temos a tendência de ver os problemas sob uma ótica negativa, algo que tira nosso tempo. Muitas vezes tentamos procurar os culpados e fugimos das nossas reais responsabilidades, torcendo para que algo conspire para a solução automática daquele incômodo, como se um passe de mágica fosse possível.

Uma ótima maneira de mudar essa perspectiva é entender a lacuna entre o estado real e o estado desejado e, a partir disso, tomar decisões.

Um problema é uma oportunidade de melhoria, de conhecer melhor o seu processo, de trabalhar em equipe para entender as dificuldades e superá-las.

Envolva as pessoas

A visão de uma cultura de solução de problemas bem-sucedida é aquela em que todos identificam e resolvem sistematicamente os problemas em sua causa raiz.

A melhor maneira para isso é envolvendo as pessoas. Forme times com diferentes expertises e áreas da empresa. É assim que os problemas são encarados sob diferentes óticas e busca pela causa raiz poderá ser muita mais eficiente.

Não esqueça de envolver pessoas de diferentes níveis hierárquicos. As pessoas da linha de frente, aquelas que estão diretamente envolvidos com as atividades operacionais do negócio, são fundamentais para a solução dos problemas. Elas vivenciam o dia a dia dos processos e experimentam e detectam constantemente os problemas.

É assim que se cria uma cultura de solução de problemas de sucesso.

Tente eliminar os problemas recorrentes

Os problemas recorrentes consomem tempo. Eles precisam ser reduzidos ou eliminados para interromper o redemoinho de atividades urgentes que devora todo o tempo e energia necessários para investir em melhorias e estratégias para o amanhã.

A cultura de resolução de problemas é fundamental para quebrar essa inércia, reduzir o número de problemas recorrentes para que as pessoas tenham tempo para fazer melhorias continuamente.

A redução do tempo gasto para apagar incêndios resultará em tempo adicional para atividades que agregam valor ao negócio e seus stakeholders.

A Solução Prática de Problemas

O Practical Problem Solving ou Solução Prática de Problemas é um método que utiliza o pensamento do ciclo PDCA (Plan, Do, Check e Act) para esclarecer o problema, encontrar sua causa raiz e propor soluções de impacto e de longo prazo. É um modo prático e organizado de alcançar melhores resultados e evitar que as situações indesejadas voltem a ocorrer.

Como todo bom método, a Solução Prática de Problemas apresenta alguns passos a serem seguidos. Existe uma ordem lógica entre as etapas e cada uma delas tem um objetivo específico a ser alcançado. Veja quais são eles:

  1. Esclareça o problema
  2. Decomponha o problema
  3. Estabeleça metas
  4. Analise a causa raiz
  5. Desenvolva contramedidas
  6. Execute as contramedidas
  7. Monitore os resultados e o processo
  8. Padronize os processos bem-sucedidos
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Agora que você já conferiu algumas dicas para criar uma cultura de solucionadores de problemas, entre em contanto conosco! Vamos bater um papo sobre esse tema e como a Nortegubisian pode ajudar sua empresa.

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