Case de Sucesso: Tempos de Espera e Ocorrências de Filas

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Desafio

Multinacional de origem holandesa, uma das maiores cadeias de varejo de moda do mundo e líder no mercado nacional, a empresa foco tem mais 170 anos de tradição em oferecer o melhor da moda para seus clientes. Atualmente, está inserida em um cenário de aumento do poder de consumo e acesso ao crédito da classe média brasileira, e vem aumentando significativamente o volume de seus negócios no Brasil.

Considerada uma das marcas adeptas ao conceito “fast fasion”, que tendem a inovar as coleções de suas lojas semanalmente, a empresa está inserida em um mercado cada vez mais competitivo, em que é preciso investir em melhorias para continuar conquistando seus clientes. Para isso, a C&A tem buscado aumentar sua eficiência e reduzir o lead time de seu processo, buscando entender as causas de ocorrências de fila entre seus postos de trabalho.

Adicionalmente, durante a realização do Projeto “Estudo de Tempos e Métodos” (ETM) focado no diagnóstico dos postos de trabalho do Centro de Distribuição (CD) da empresa, a Nortegubisian identificou filas de espera entre os postos de trabalho, que ocasionam elevado lead time e ocupação de áreas intermediárias com WIP (work in process), refletindo negativamente no fluxo de material e pessoas e na velocidade do processo.  

Solução

Diante dessa problemática, a Nortegubisian viu a oportunidade de aplicação de sua metodologia de Análise dos Tempos de Espera e Ocorrências de Filas, aliada a princípios da manufatura enxuta, em um projeto composto das seguintes etapas: análise do planejamento da demanda, identificação e caracterização de mix, análise do fluxo de operações, planejamento de operações e suprimentos, análise de layout, identificação e classificação das oportunidades de melhoria e elaboração dos planos de ação.

Durante a etapa inicial de estudo da demanda e do mix de produtos, foram realizadas as seguintes ações:

  • Identificação do fluxo de materiais na cadeia de suprimentos da empresa;
  • Análise do comportamento e da ocorrência do mix de produtos;
  • Avaliação do tamanho dos lotes de compra.
  • Identificação de fatores impactantes na operação, comprovados com dados provenientes do projeto anterior (ETM).

Ainda com base em dados do ETM, foram identificados atributos dos produtos que impactam significativamente nos tempos de processamento (produtividade).

Em seguida, foi analisada a ocorrência de cada atributo, com o objetivo de quantificar o impacto de cada atributo na formação de filas e avaliar quais deles seriam considerados no estudo devido a sua relevância. Por meio desta análise, foi possível estabelecer valores (níveis) para cada um atributo. A partir desses valores e atributos, foi construída uma matriz de incidência para a identificação das famílias de produtos existentes.

A terceira etapa do estudo foi dedicada ao mapeamento do fluxo dos processos nos dois centros de distribuição contemplados no projeto, atentando-se para processos semelhantes que eram realizados nos CD’s de formas diferentes.

Outra análise de grande importância durante esta etapa foi em relação ao horizonte e time bucket atuais de planejamento das operações e sua interface com a operação. Como pode ser visualizado na figura abaixo, o planejamento logístico atua no longo e médio prazo, sendo encontradas oportunidades de melhoria nas ações de planejamento de capacidade de curto prazo.

Desdobramento do Planejamento

Na fase seguinte, foram analisados os layouts dos dois centros de distribuição, com base na identificação de processos, rotas de abastecimento, recursos e fluxo de operadores, conforme ilustração da figura a seguir.

Layout da operação logística com identificação de postos de trabalho e fluxo operacional

Após análises dos dados coletados, a equipe Norteguibisian recomendou a diferenciação entre postos fixos e móveis, de acordo com a complexidade e capacidade de cada posto, e sugeriu oportunidades de melhoria que foram traduzidas em um dos planos de ação gerado.

Na etapa seguinte, foram reunidas todas as evidências de ocorrências de filas identificadas no decorrer do projeto que foram traduzidas em oportunidades de melhoria e, posteriormente, reunidas em planos de ação.

Finalmente, foram criados 8 Planos de Ação em estrutura de Mapa A3, com o objetivo de minimizar os tempos de espera e as ocorrências de filas dentro dos centros de distribuição.

Resultados

A equipe Nortegubisan diagnosticou os principais causadores de fila dentro da operação logística da empresa e utilizou sua expertise para identificar e propor ações visando minimizar os tempos de espera e ocorrências de filas dentro dos centros de distribuição.

Como principal entrega do projeto, a empresa recebeu 8 Planos de Ação, todos com o objetivo de reduzir os tempos de espera e a ocorrência de filas no processo logístico, conforme exemplo da próxima imagem.

Plano de ação A3: estruturação do modelo de realocação de mão de obra de curtíssimo prazo

Os Planos de Ação entregues gerados pela Nortegubisian foram:

  • Estruturação de Programação e Controle de Operações;
  • Estruturação de modelo de realocação de mão de obra de curtíssimo prazo;
  • Revisão dos Indicadores Operacionais e definição de metas;
  • Eliminação de um subprocesso durante o processo de distribuição;
  • Estruturação de sistema de retirada sinalizada entre postos de trabalho;
  • Implantação do fluxo de trabalho padronizado;
  • Melhoria na aderência dos fornecedores à programação das janelas de recebimento;
  • Implantação do processo de picking

Alguns dos ganhos que a empresa pode obter com a execução dos Planos de Ação são:

  • Redução de 20% no Lead time médio dos pedidos;
  • Redução de 80 mil peças no Estoque em processo;
  • Redução de 90% nos pedidos com atraso no Recebimento;
  • Redução de 20% nos tempos de espera;
  • Redução de 9% no tempo de permanência do caminhão na doca de expedição;
  • Aumento da Capacidade de estocagem;
  • Aumento de 10% na Capacidade operacional;
  • Aumento de 25% na Produtividade.
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