A implementação do projeto de Excelência Organizacional na Padtec

Compartilhe nas redes sociais:

Ao longo de uma trajetória de mais de 15 anos de atuação, a Nortegubisian já se solidificou no mercado como referência em gestão de operações e serviços, assim como consultoria e treinamento, estabelecendo parcerias bastante frutíferas e oferecendo aos seus clientes soluções inovadoras.

Com uma excelência reconhecida, a nossa empresa coloca à disposição do mercado toda a sua expertise para ajudar os clientes a promoverem a transformação de seus objetivos em resultados reais, a partir de uma seleção criteriosa e da aplicação das soluções mais adequadas.

Os nossos serviços têm por base as filosofias Lean e Six Sigma e proporcionam a redução de custos e o aperfeiçoamento de processos produtivos e administrativos. Tudo isso em busca da constante excelência operacional.

Prova disso é a parceria da Nortegubisian com a Padtec S/A que, a partir dos serviços de consultoria contratados, vem estruturando os negócios de maneira mais eficiente.

Continue lendo e entenda como a Padtec se beneficiou de alguns importantes serviços que a Nortegubisian tem a oferecer!

A escolha da ferramenta certa e do parceiro ideal

Ao buscarmos soluções para a melhoria dos processos da empresa, é muito comum que nos deparemos com fornecedores de serviços diversos. Isso tende a confundir os gestores, que não sabem exatamente em qual dessas ferramentas é mais propício realizar um investimento.

Dessa forma, a Padtec buscava dar continuidade e fortalecer sua jornada rumo à eliminação de desperdícios em seus processos para ganhar cada vez mais competitividade no mercado. Foi então que em julho de 2017, começou a parceria com a Nortegubisian, e os resultados passaram a ser potencializados.

Júlio Begali,  especialista em planejamento estratégico na Padtec conta que a empresa conheceu a Nortegubisian por meio de um processo de renovação da consultoria utilizada em seu programa de excelência, o PRISMA. Com isso, já com a satisfação gerada a partir das primeiras experiências com a consultoria, ele soube que aquela era a parceria certa para auxiliar a empresa crescer.

A confiança frente às dificuldades

Complementarmente ao que foi dito acima, o cliente afirma que a Nortegubisian se mostrou apta a incorporar e ajudar a Padtec, inclusive, na evolução do Programa PRISMA. Admite que é um projeto complexo e com várias frentes de trabalho, mas que a Nortegubisian tem prestado assessoria com muita excelência para que a empresa consolide a cultura de melhoria contínua e eficiência operacional.

Além disso, tornou-se notória a verdadeira preocupação com a importância do pensamento e o desdobramento estratégico dentro de todos os níveis da Padtec, o que é crucial para que o sucesso dos projetos aconteça.

A eficiência dos serviços prestados

O especialista em planejamento estratégico relatou, além disso, um caso específico em que o auxílio prestado pela Nortegubisian foi essencial para o sucesso do projeto. Ao final de 2017, a Padtec contou com a nossa ajuda no desenvolvimento de um workshop com duração de um dia.

A metodologia de gerenciamento e organização utilizada na consultoria foi a hoshin kanri, cujo objetivo é o desdobramento da estratégia. Resumidamente, a hoshin kanri busca a definição do verdadeiro norte do projeto a fim de desdobrá-lo em metas menores que podem ser alcançadas em um tempo menor, suavizando as complexidades para se alcançar o objetivo central.

O workshop foi um sucesso total, pois fragmentou, de maneira coerente, os 6 objetivos estratégicos traçados em 27 iniciativas, de modo que essas estratégias puderam ser distribuídas para as lideranças da empresa.

O diferencial da Nortegubisian

A satisfação dos clientes é o ponto chave para se mensurar o sucesso e o diferencial que uma empresa tem em relação aos seus concorrentes. Exatamente por isso, é essencial que uma empresa busque entender o porquê de um cliente não trocá-la por nenhuma outra do mercado.

Ao longo da entrevista, Begali destacou que a satisfação dele e da equipe da Padtec se deu, entre outros fatores, pela maneira como o serviço foi prestado. Um dos pontos destacados foi a capacidade técnica da nossa equipe em assuntos diversos, porém conectados — desde planejamento estratégico até Lean Thinking.

Além disso, o cliente ressaltou o empenho e a motivação da Nortegubisian em resolver os problemas da sua empresa, bem como a rapidez e a agilidade que, segundo ele, fazem toda a diferença em nosso atual cenário mercadológico.

Os benefícios superam o custo de implantação e de utilização dos serviços

Quando pensamos em contratar um serviço de consultoria e treinamento para o desenvolvimento de processos, muitas vezes nos perguntamos se o valor a ser pago realmente vai compensar o produto contratado, não é mesmo?

No entanto, Júlio atesta que os benefícios são bem maiores que o custo com a contratação da Nortegubisian. Ele declarou que, somente no primeiro semestre de 2018, já são quase 100 projetos de melhoria iniciados pela equipe da Padtec.

Todos eles são frutos da cultura de melhoria contínua que foi implementada pelo Programa de Excelência com total apoio dos profissionais da Nortegubisian.

Como a Nortegubisian conseguiu ajudar a Padtec

O case da Padtec é mais um exemplo da eficiência e propriedade da Nortegubisian na hora de alinhar os objetivos dos clientes com o uso de ferramentas de melhoria contínua. Em seu relato, Begali afirmou, de forma categórica, que a Nortegubisian fez e faz parte do desenvolvimento da Padtec.

“A Nortegubisian se mostrou um excelente parceiro estratégico para nosso negócio. Podemos dizer, com muita clareza e certeza, que estamos muito melhor estruturados hoje do que estávamos há três anos, quando implementamos nosso Programa de Excelência”, afirmou.

Os resultados obtidos com a parceria

No primeiro ano de atuação da Nortegubisian, registrou-se 90% das células qualificadas, mais de 50 processos mapeados, mais de 250 indicadores de desempenho (KPI’s) foram criados ao longo do ano e tiveram mais de 4.700 horas de treinamentos – divididos em treinamentos presenciais e a distância.

De 2015 a 2018, foi contabilizado 270 projetos Kaizens e A3, sendo que 89% destes projetos foram realizados após o início da parceria. Além disso, os ganhos apurados e registrados passam de R$ 13 milhões. Em 2018, criaram sistemas de gestão à vista, a Ilha Lean, o espaço Prisma e o corredor de excelência, que auxiliaram no sucesso do projeto e manutenção da cultura de melhorias.

Além disso, foram monitorados os resultados de curto prazo até ter certeza de que o novo processo tivesse entrado em regime, mostrando sustentabilidade dos métodos implementados.

Por fim, esse case de sucesso é mais uma confirmação de toda a seriedade e compromisso que a Nortegubisian tem com seus clientes. De forma extremamente produtiva, moderna e satisfatória, é possível que uma empresa aprenda a utilizar as ferramentas adequadas para se tornar referência no ramo em que atua.

Mas, para que os resultados sejam realmente efetivos, é imprescindível contar com profissionais que realmente entendam o que estão fazendo e promovam soluções originais para fazer a diferença. E é isso justamente essa a essência da Nortegubisian: inovar pela inteligência.

E então, deseja otimizar a gestão de operações e serviços na sua empresa? Nós temos as soluções ideais para ajudá-lo! Entre em contato com a nossa equipe e seja o nosso próximo case de sucesso!

Comentários
Posso ajudar?