A Vida de Kaoru Ishikawa

Compartilhe nas redes sociais:

A vida de Kaoru Ishikawa (1916-1989) foi intensa. Ele recebeu seu doutorado de filosofia em engenharia química em 1939 pela Universidade de Tóquio. Ishikawa escreveu 647 artigos e 31 livros, incluindo dois que foram traduzidos para o inglês: Introdução ao Controle de Qualidade e O que é Controle de Qualidade Total? O caminho japonês. Além de ser conhecido por se aproximar do conceito do diagrama em forma de espinha de peixe, conhecido como Ishikawa ou diagrama de causa e efeito, usado para melhorar o desempenho das equipes na determinação de potenciais causas raiz dos seus problemas de qualidade.

Ishikawa desenvolveu e entregou o primeiro curso básico de controle de qualidade para a União de Cientistas e Engenheiros Japoneses (UCEJ) em 1949 e é creditado com a criação do movimento  de qualidade japonês em 1962. Talvez o líder mais dominante da UCEJ, Ishikawa também atuou como presidente da Sociedade Japonesa de Controle de Qualidade e do Instituto Musashi de Tecnologia, além de ser cofundador e ter atuado como presidente da Academia Internacional de Qualidade. Após a aposentadoria, ele foi nomeado professor emérito da Universidade de Tóquio, membro honorário da ASQ (American Society for Quality) e membro honorário da Academia Internacional de Qualidade.

Ishikawa recebeu muitos prêmios e honras, incluindo os Prêmios Eugene L. Grant da ASQ em 1972 e a Medalha Walter A. Shewart em 1988. Ele recebeu a Medalha Shewart por “suas contribuições notáveis para o desenvolvimento da teoria, princípios, técnicas e padronização de controle de qualidade para a indústria mundial, que melhoraram a qualidade e a produtividade.”

A ASQ deu seu nome a uma medalha nacional em 1993, reconhecendo-o como um “pioneiro distinto na conquista do respeito pela humanidade nas disciplinas de qualidade”. Em seguida, a Organização da Qualidade do Pacífico Asiático nomeou a Medalha de Harrington-Ishikawa após sua morte para reconhecê-lo como um profissional que contribuiu substancialmente para a promoção de programas e métodos de qualidade no Pacífico Asiático. Ishikawa também foi destinatário da Segunda Ordem do Tesouro Sagrado do Imperador do Japão – o mesmo reconhecimento concedido a W. Edwards Deming e Joseph M. Juran.

Traduzido e adaptado de: “The Life of Kaoru Ishikawa”, Revista Quality Progress, United States, v.37.

A Vida de Kaoru Ishikawa: ead nortegubisian

Acompanhanhe a Nortegubisian no InstagramFacebook e LinkedIn para ficar por dentro dos nossos conteúdos.

Comentários
Posso ajudar?